Blumenauense compete no México a prova de triathlon contínua mais longa do mundo

Os números do Deca Ironman, que acontece de 15 a 29 de outubro em León, no México, são impressionantes. A prova, que está na quarta edição, reúne as distâncias de 10 Ironman. Você não leu errado: são 38 km de natação, 1.800 km de ciclismo e 420 km de corrida. Tudo em uma média de nove dias. Um recorde que Daniel de Oliveira, único brasileiro entre os nove (na linha de apoio diz 10) competidores, quer quebrar.

Ele é o campeão mundial na modalidade Quintuple Ironman, prova que soma cinco Ironman. A prova que deu o título a Daniel aconteceu em 2016, na mesma cidade. “Tenho consciência de que sou o favorito da prova. Vou preparado para quebrar o recorde e finalizar o Deca Ironman em menos de oito dias. Treinei para isso”, comenta.

Entre os desafios dos atletas está a mudança de temperatura. De madrugada, os termômetros marcam até 7°C e à tarde chegam a 37°C. Sobre o sono, cada atleta faz sua própria estratégia. Daniel pretende ficar acordado até finalizar a natação e o ciclismo. Depois um rápido descanso e a corrida.

 

 

Apoio à modalidade

Tão difíceis quanto as distâncias que serão percorridas no Deca Ironman são conquistar os apoios necessários para focar na vitória. Daniel viajou sozinho para o México e vai contar apenas com o staff da prova. Ele quer acreditar que o histórico no esporte e um possível novo título na próxima que inicia nos próximos dias traga mais apoio.

Atualmente, são apoiadores de Daniel a Wellness Treinamento Funcional, a Target Aventura e Treinamento e a Melz Assessoria de Imprensa.

Sobre o atleta

Daniel de Oliveira é de Blumenau (SC) e tem 35 anos. É ultramaratonista, além de ser sócio e professor de uma academia na cidade. Depois de ser chacota na escola e sempre o último a ser escolhido para os times na educação física, foi para a musculação aos 14 anos e mudou o rumo de sua história.

Em 2008, leu o livro O Ultramaratonista, que falava sobre provas com mais de 100 km de distância. Em 10 dias, conseguiu treinar para completar a primeira centena de quilômetros. Foi aí que as provas com desafios quase insuperáveis para a maioria dos seres humanos entraram na vida dele. Foram mais de 30 ultramaratonas e, desde 2012, ele participa também de provas de ultratriathlon.

Entre as curiosidades sobre o atleta está o lugar escolhido para os treinos de natação: o Rio Itajaí-Açú, onde ele atravessa praticamente todo o Centro da cidade em um local raramente frequentado até mesmo por jet-skis e barcos.