Fotos: Marcelo Martins
A Secretaria Municipal de Administração (Sedead), realizou um encontro na tarde de quarta-feira (11/10/17), para capacitação do eSocial, o novo sistema do governo federal para registro de informações sobre empregados por parte dos empregadores. A plataforma deverá ser utilizada a partir do ano que vem, por todos os setores públicos e privados.
A migração para o novo sistema é coordenada pelo Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social e Secretaria da Receita Federal do Brasil. O objetivo é unificar e simplificar o processo, garantindo maior transparência e segurança jurídica aos empregadores no envio de informações sobre o cumprimento das obrigações previstas na legislação trabalhista, previdenciária e tributária, com relação aos seus empregados.
No encontro, participaram cerca de 150 pessoas, tanto servidores da Prefeitura, como da Câmara de Vereadores, Furb e Issblu. A capacitação foi aberta também para outros municípios como Gaspar, Indaial e Timbó. O palestrante, Eduardo Tanaka, é auditor-fiscal da Receita Federal, e atua em Florianópolis. Formado em Direto pela Universidade de São Paulo (USP), Tanaka é autor de livros na área jurídica e já foi diretor da Federação e do Sindicato de Auditores Fiscais da Receita Federal.
De acordo com o secretário de Administração de Blumenau, Anderson Rosa, a Prefeitura já avançou bastante na fase de capacitações dos servidores, com a participação de várias secretarias que irão interagir com essa dinâmica. “Simultaneamente estamos testando os nossos softwares e gerenciadores de RH, para atender o eSocial, além de alterar uma série de rotinas já na lógica da nova plataforma. Os avanços alcançados ocorrem pela compreensão e comprometimento de todos os envolvidos”, explica. Na virada do ano, o novo sistema entrará na fase de testes num período máximo de seis meses.
Por Aline Franzoi Santos Fleith, da PMB