Tempo instável em Blumenau com risco de temporal no fim do dia

Ponte Salto | Foto: Júlio Pollhein
Ponte Salto | Foto: Júlio Pollhein

 

Nas últimas 12 horas (leitura das 7h45), choveu uma média de 14,1 mm em Blumenau, de acordo com dados do site AlertaBlu. Os volumes maiores foram registrados nas estações Itoupava Central (19,6mm); Nova Esperança (18,4mm); Jordão (17,4mm) e Nova Rússia (16,4mm).

O rio Itajaí-Açu em Blumenau estava com um metro às 8h desta sexta-feira (13/10/17), e a temperatura com 21,2°C. A máxima pode chegar nos 30°C e a mínima ficou em 20,3°C às 6h. A umidade relativa do ar está em 95%.

Um sistema de baixa pressão que atua no Sul do Brasil deixa o tempo instável com condição para pancadas chuva associadas a trovoadas no fim do dia, há risco de TEMPORAL com rajadas fortes e momentâneas de vento de forma isolada. À tarde, apesar da cobertura de nuvens a temperatura se eleva, oscilando em torno dos 30ºC e a alta umidade do ar contribui para a sensação de ar abafado. Ventos fracos a moderados de nordeste passando a sudeste.

Santa Catarina – Nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. Pela manhã ainda ocorre chuva fraca no Litoral. No período da tarde e noite, pancadas de chuva acompanhadas de descarga elétrica na maioria das regiões, com risco de temporais isolados (ver Aviso Meteorológico). Temperatura elevada, diminuindo no final do dia, especialmente do oeste ao sul. Vento nordeste a sudoeste, fraco a moderado, com rajadas e deslocamento de frente fria.

 

Sábado (14)

Blumenau – O sistema de baixa pressão se afasta de forma gradual para o mar diminuindo a condição em Blumenau, ocorrendo na madrugada e amanhecer com fraca intensidade e a nebulosidade persiste ao longo do dia. A temperatura não varia muito devido a cobertura de nuvens e a mínima varia entre 18 e 20ºC e máxima entre 23 e 25ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Na madrugada e parte da manhã chuva fraca do Planalto ao Litoral. No decorrer do dia, a condição de chuva diminui, mas as nuvens ainda predominam no Estado. Maiores aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste. Temperatura mais baixa em relação aos dias anteriores, vento sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas. Avanço de uma alta pressão (massa de ar mais seco e frio) pelo sul do Brasil.

 

Domingo (15)

Blumenau – Presença e variação de nuvens devido ao transporte de umidade do mar em direção ao continente. A temperatura mínima oscila entre 18 a 20ºC e máxima entre 23 e 25ºC. Ventos fracos a moderados nordeste a sudeste.

Santa Catarina – Sol com muitas nuvens em SC. No norte do Estado, condição de chuva fraca especialmente no início do dia. Temperatura mais baixa na madrugada, especialmente na serra. Durante o dia, temperatura mais elevada no Oeste e Vento sudeste a nordeste, de intensidade fraca.

 

Segunda-feira (16)

Blumenau – Os ventos úmidos que sopram do mar ocasionam presença e variação de nuvens em Blumenau e não há condição para chuva significativa. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 20ºC e máximas entre 22 e 24ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Algumas nuvens e aberturas de sol. Na Grande Florianópolis e norte do Estado, condição de chuva fraca no período noturno e início da manhã, devido a circulação marítima. Temperatura em elevação, com vento leste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (17)

Blumenau – Tempo estável, sem condição para chuva significativa, devido aos ventos úmidos que sopram do mar e ocasionam variação de nuvens. As temperaturas mínimas variam entre 18 e 20ºC e as máximas de 22 a 24ºC. Ventos fracos a moderados de sudeste.

Santa Catarina – Sol entre nuvens, com temperatura em elevação. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

 

Tendência para SC, entre 18 a 28 de outubro de 2017

Período com indicativo de chuva frequente em SC, devido a atuação de sistemas frontais e cavados (áreas alongadas de baixa pressão) no sul do Brasil, com maiores acumulados previstos para o Oeste e Meio Oeste, e Litoral. De forma geral, a temperatura fica mais amena, porém com sensação de ar abafado, devido ao predomínio da nebulosidade e elevada umidade do ar. Nos dias 19 e 23, a temperatura diminui com a chegada de massas ar mais frio.

 

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram