Fotos: Michele Lamin
Na manhã do sábado (7/10/17), uma antiga reivindicação do bairro Testo Salto se tornou realidade. A Prefeitura de Blumenau entregou oficialmente a pavimentação asfáltica de 2,4 quilômetros da Rua Vale do Selke. Na ocasião, autoridades e representantes da comunidade estiveram reunidos para celebrar a conclusão da obra, aguardada há mais de 25 anos pelos moradores.
Cerca de 90 famílias, além de empreendimentos comerciais e industriais, foram beneficiados diretamente pelas melhorias. A obra contou com investimento de cerca de R$ 4 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, por intermédio do PAC II, do Ministério das Cidades.
A rua, que já funcionava como ligação a municípios vizinhos e também como rota alternativa até rodovias, se tornou uma referência mais segura ao trânsito. Ao todo, a via passou a dispor de 12 metros de largura, com alargamento da pista, implantação de ciclofaixa para bicicletas e passeios para pedestres.
Em seu discurso, o prefeito Napoleão Bernardes destacou que a pavimentação obteve um resultado de excelência devido à parceria e o envolvimento da comunidade para a execução dos serviços. “Fico muito feliz em estar aqui, com todos os moradores, porque em conjunto foi entregue essa obra com muita qualidade”, disse.
Em nome da população local, o empresário Adolfo Fey, sócio da companhia Vale do Selke Sistemas Construtivos, agradeceu o empenho da administração municipal na realização da obra. Satisfeito, ele comemorou os avanços que transformaram a mobilidade da região. “Agora acabou o estresse da lama e da poeira”, colocou.
Devido à rotina de serviços da empresa, estima-se que cerca de 500 viagens de caminhão ocorram diariamente na via. Diante do fluxo intenso de veículos pesados, a obra teve características específicas. Além da terraplanagem e drenagem, também foram cumpridos serviços de contenção e sinalização viária especial, com a implantação de trevos de acesso.
Desde 2013, a Prefeitura já executou obras em 102 ruas, representando 47 km de novo pavimento concluído. Os investimentos, entre recursos próprios, convênios e financiamentos, somam mais de R$ 65 milhões. Atualmente, há outras 15 pavimentações em andamento.
Por Denisse Lopes, da PMB