Por Claus Jensen
O Embaixador britânico Vijay Rangarajan teve uma boa amostra da Oktoberfest em Blumenau no último sábado (7/10/17), quatro meses após assumir o posto no Brasil. Primeiro participou do desfile pela Rua XV de Novembro, e mais tarde, esteve nos pavilhões do Parque Vila Germânica. Ele disse que ficou impressionado em ver 37 mil pessoas com tanta alegria.
No domingo (8), a agenda teve visita no Museu Fritz Müller, depois foram ao cemitério da Paróquia Centro da Igreja Luterana, onde está enterrado o corpo do naturalista alemão, colaborador do britânico Charles Darwin. Também participou do desfile da Oktoberfest, o primeiro no distrito da Vila Itoupava.
Na manhã de segunda-feira (9), ele esteve junto com o cônsul Honorário do Reino Unido no Brasil, Michael Delaney, e autoridades, em uma reunião aberta a imprensa, falando sobre a relação e oportunidades que podem ser construídas com o município. O embaixador disse que seu país procura regiões para fazer parcerias para investimentos e promover um comércio multilateral, ainda mais depois da saída da União Europeia. Destacou o papel de Fritz Müller na pesquisa em um dos maiores tesouros de nosso país, que é a biodiversidade.
O cônsul Honorário do Reino Unido no Brasil, Michael Delaney, viveu 29 anos em Blumenau, onde teve três filhos. Mas em 2014 mudou para Florianópolis, mesmo ano em que foi instalado o consulado em Santa Catarina. Segundo ele, o Reino Unido decidiu apostar em estados onde existem áreas mais promissoras de desenvolvimento econômico. Ele comentou que quando vem um representante britânico para o Estado, eles ficam impressionados com nossa qualidade de vida, os talentos e a organização.
“Quando eu me candidatei para chamar o embaixador para Santa Catarina, fiz questão de que conhecesse Blumenau. Nada melhor do que fazer isso em plena Oktoberfest”, comentou Michael. Ele disse que Vijay sentiu na cidade um orgulho cívico, fazendo referência ao fato do quanto os blumenauenses se envolvem na festa, vestindo trajes típico, abanando para as pessoas durante o desfile, coisas que muitas vezes falta nas cidades da Inglaterra.
Em uma rápida entrevista com OBlumenauense, o embaixador disse que não conhecia Blumenau ainda, então seguiu a orientação do cônsul. Ele também comentou que os consulados identificam as cidades mais importantes, onde há oportunidades para parcerias futuras. Blumenau foi uma delas.
Durante a sua fala no evento, foi destacada a tecnologia e o interesse em ampliar a troca de conhecimento na área de negócios on line. Vyan disse que há muitas empresas brasileiras nessa área apostando no mercado inglês, onde fixam suas sedes globais.
“Aqui no Brasil, vocês tem um povo muito interligado on line e antenado. Isso é interessante para nossas empresas online”, comentou o embaixador. Outra coisa que chamou a sua atenção são as microcooperativas de crédito.
Talvez o sobrenome dele também tenha chamado a sua atenção leitor, que é diferente daqueles britânicos que estamos acostumados. Vijay Rangarajan tem mãe britânica e pai indiano. “O Reino Unido é como o Brasil, uma nação de imigrantes, uma mistura muito diversa de raças e etnias. Minha mãe é totalmente inglesa e meu pai da Índia”, lembrou.
Confira agora como foi a reunião. Deixei a fala do prefeito nos primeiros minutos, porque faz uma breve apresentação de Vijay, o que está presenteando a ele em nome do povo de Blumenau.