Fotos e vídeos: Luiz Carlos Zimmermann e Soni Robinson Witte
A tarde de segunda-feira (2/10/17) foi muito animada para quem passou no Shopping Neumarkt. Diversas atrações culturais, entre dança, canto, poesia e corais animaram o público que esteve presente a partir das 14h em mais um Show de Talentos 60+.
O primeiro a se apresentar, foi o grupo folclórico Viver Ativo, mostrando danças folclóricas alemãs. embaladas pelas músicas Wien Bleib Wien e Schwendentanz. São cerca de 30 integrantes que participam das aulas com as professoras Fernanda Klaumann e Jeisebel Pauwels. O grupo foi fundado em agosto de 2016.
No evento também teve a apresentação da coreografia Sharkira, do grupo de Dança do Ventre da Fundação Pró-Família, coordenado pela professora Elen Tafner. Em seguida, Yolanda Catafesta, outra aluna da fundação, tocou no teclado a música Don’t Cry For Me Argentina.
A praticante de Tai Chi Chuan Yon, Raquel Fidélis, mostrou aos presentes todo o seu talento, que a consagrou campeã catarinense (2 medalhas de ouro em Blumenau) e brasileira (3 medalhas de ouro em Joinville) em 2015. Dois anos depois, voltaria a subir no pódio nacional, com uma medalha de ouro na cidade de São Paulo.
O casal Osvaldo e Érica de Oliveira deram um show de dança gaúcha nos ritmos de Chamamé e Milonga. Apaixonados pela dança (também de salão) desde que se casaram, eles já participaram de competições estaduais, onde receberam inúmeros prêmios, incluindo de melhores bailarinos, casal destaque e de primeiro lugar.
O grupo de dança coreografada da Fundação Pró-Família mostrou a coreografia Batidas Eletrizantes. A professora e coreógrafa Rita Pettenati Ruthes, que coordena o grupo, se inspirou nas fortes batidas do nosso coração e o leve som do vento. Isso tudo transmite para cada pessoa uma sensação única de lembranças, memórias e sentimentos.
Depois foi a vez do Grupo de Dança Folclórica da Pró-Família, fundado em fevereiro de 2010, com o objetivo de manter vivas as tradições da cultura alemã. Hoje com mais de 130 integrantes, são realizadas apresentações em Blumenau e até em outros estados. Os alunos da professora Jeisebel Pawvels apresentaram Sybil’s Roudabout e Westerhavet Skottish, danças folclóricas adaptadas para terceira idade.
O Sesc marcou presença com seu grupo de cantoria, acompanhado pelo professor de violão, Mailon Bugamnn, que também coordena a Orquestra Blumenauense de Viola Caipira. Teve também poesia, com Maria sideral, que declamou Envelhescência e Abraços Presenciados. Em seguida, o público foi presenteado pelo solo de Julia de Melo, que cantou La Vie En Rose.
Por penúltimo, quem soltou a voz foi o Coro Marita Deeke Sasse, em atividade há 25 anos, que está sob regência de Eusébio Kohler. Os cerca de 30 integrantes, alguns desde o início do coro, tem um repertório com músicas populares brasileiras, folclóricas e também de cunho religioso. Eles cantaram “Gumama” (música africana) e “Como é bonito senhor”, de José Acácio Santana.
O evento terminou com poesia declamada por Hermair Oliveira, carinhosamente conhecida como Dona Santa. O Show de Talentos 60+ é coordenado pela Revivescer uma assessoria que trabalha com a promoção gerontológica. Os projetos são organizados pelas sócias Juliana Brandão e Rita Pettenati Ruthes.