Blumenau terá programa voltado à promoção da saúde e do bem-estar

Em Blumenau, uma avaliação antropométrica recente, realizada com 17 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino, apontou que 31% deles estão acima do peso, dos quais 15% em situação de obesidade. Dentro deste contexto, a Prefeitura decidiu intensificar as ações e estratégias de promoção da saúde.

Dados deste ano do Ministério da Saúde revelam que 50,8% da população está com excesso de peso, com maior incidência em homens (54,7%) do que em mulheres (47,4%). A obesidade atinge, atualmente, 17,5% dos brasileiros.

Nesta quarta-feira (27/9/17), a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), vai lançar o Programa Blumenau + Leve: Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade. Ela terá integração e articulação das ações planejadas e desenvolvidas por diversas secretarias municipais.

A proposta do projeto é estabelecer uma política pública intersetorial voltada para todos os cidadãos blumenauenses, como forma de prevenir doenças e adotar um estilo de vida mais sustentável, pautado, sobretudo, na prática de atividades físicas e alimentação saudável.

Inserido na programação comemorativa aos 167 anos do município, o lançamento do projeto acontece partir das 14h, no Salão Nobre, na Praça Victor Konder, 3º andar, no Centro.

Década da Nutrição

Em abril de 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o período entre 2016/2025 como a Década de Ação em Nutrição, estabelecendo uma linha global de metas a serem alcançadas em todo o mundo. O Brasil foi o primeiro país a se comprometer com o pacto, assumindo objetivos relacionados à obesidade e aos hábitos alimentares.

As três principais metas são: deter o crescimento da obesidade em adultos por meio de políticas de saúde e segurança alimentar e nutricional; reduzir o consumo de refrigerantes e sucos artificiais em, pelo menos, 30%; e ampliar o consumo de frutas e hortaliças em, no mínimo, 17,8%.

Por Felipe Elias, da PMB