Nesta segunda -feira (25/9/17), a temperatura mais baixa em Blumenau foi registrada às 4h com 18,6°C. Às 7h55min já estava em 20,2°C e não deve passar dos 25°C durante a tarde. A umidade relativa do ar é de 79,8%, enquanto o nível do rio Itajaí-Açú está em 0,95m (7h).
O transporte de umidade do mar em direção ao continente associado a perturbações em níveis baixos e médios da atmosfera favorece a presença de muitas nuvens em Blumenau com poucas aberturas de sol. A temperatura máxima varia entre 23 e 25ºC. Ventos fracos a moderados de sul/sudeste passando a nordeste.
Santa Catarina – Variação de nuvens, com maiores aberturas de sol no Oeste e Sul do Estado. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, chuva fraca especialmente pela manhã e à noite. No decorrer da tarde pancadas de chuva com risco de temporal e granizo localizado no Oeste e Meio Oeste. Temperatura em elevação, mais alta Oeste, onde passa de 30ºC. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Circulação marítima influenciando o setor nordeste do Estado. À tarde convecção no Oeste e Meio Oeste.
Terça-feira (26)
Blumenau – O deslocamento de umidade do mar em direção ao continente mantém a cobertura de nuvens em Blumenau com algumas aberturas de sol entre o fim da manhã e início da tarde. A temperatura mínima varia entre 18 e 20ºC e máxima entre 22 e 24ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste a nordeste.
Santa Catarina – Continua a variação de nuvens no Estado, com chuva fraca na madrugada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No decorrer da tarde pancadas de chuva com risco de temporal e granizo localizado no Oeste e Meio Oeste. Temperatura elevada em todas as regiões à tarde, com vento nordeste, fraco a moderado e rajadas no Litoral. À tarde convecção no Oeste e Meio Oeste.
Quarta-feira (27)
Blumenau – O sol aparece por mais momentos em Blumenau entre a manhã e tarde, no entanto, no fim do dia, o avanço de uma frente fria pela costa de SC associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) no continente ocasionam aumento de nuvens e favorecem a condição para panadas de chuva com trovoadas. A temperatura mínima varia entre 18 e 20ºC e máxima entre 29 e 31ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste.
Santa Catarina – Sol entre nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. No período da tarde e início da noite, condição de pancadas de chuva e temporais isolados. A temperatura fica mais elevada e o vento sopra de noroeste a sudeste, de intensidade fraca a moderada, com rajadas.
Quinta-feira (28)
Blumenau – Os ventos úmidos que sopram do mar associados a perturbações em níveis baixos da atmosfera favorecem a presença de nuvens com algumas aberturas de sol em Blumenau. As temperaturas mínimas variam entre 20 e 22ºC e máximas entre 24 e 26ºC.
Santa Catarina – Em todas as regiões haverá sol entre nuvens, mas durante a tarde e início da noite, podem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados. Temperatura mais amena em relação ao dia anterior. Vento noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
Sexta-feira (29)
Blumenau – A circulação marítima segue influenciando a condição de tempo em Blumenau, no fim do dia, o avanço de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão provocam pancadas de chuva isoladas à noite. As temperaturas mínimas variam entre 20 e 22ºC e máximas entre 24 e 26ºC.
Santa Catarina – Tempo mais instável com condição de chuva no Oeste e Sul do Estado, atingindo as demais regiões no período da tarde e noite. Risco de temporal isolado especialmente nas áreas mais próximas ao RS. Temperatura amena em todas as regiões, com vento sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Tendência para SC, entre 30 de setembro a 10 de outubro de 2017
Nos dias 30 e 01 há indicativo de chuva para todo o Estado, mais significativa no Oeste. Nos primeiros 10 dias de outubro, os indicativos são de chuva frequente em SC, com valores que devem amenizar a situação da estiagem, sobretudo no Oeste do Estado. A previsão é de temperatura mais amena no período, em relação às últimas semanas que foram marcadas pelo calor.
Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram