Por Claus Jensen com fotos de Marlise Cardoso Jensen
Por volta das desta quarta-feira (6/9/17), aconteceu a solenidade de inauguração da nova estrutura do Canil do 10º Batalhão de Polícia Militar. O evento contou com a presença de diversas autoridades, policiais militares, familiares e imprensa. Até pouco tempo atrás, dois policiais precisavam levar os seus cães para casa devido às más condições do Canil. Mas graças a ajuda da comunidade isso mudou, trazendo mais conforto aos animais e policiais.
A estrutura foi viabilizada através de uma parceria entre o 10º Batalhão de Polícia Militar e as empresas Corebral, Pet Ferri e The Pet’s Taste. Com a reforma, o Canil do 10º BPM passa a contar com seis baias, cada uma com cerca de 10 m², contendo dormitório e solarium. No novo espaço será possível aumentar o número de treinamentos para novos cães.
O Canil do 10º Batalhão da Polícia Militar iniciou as suas atividades em 2010 pra incrementar as ações policiais e contava com dois policiais e dois cães. Com os resultados cada vez melhores no combate e prevenção a criminalidade, o 10º BPM acreditou ainda mais nessa modalidade de policiamento para as suas estratégias de segurança pública.
Atualmente, o Canil do 10º BPM é composto por quatro cães: Apollo (pastor belga), Ayra, Sheriff e Brutus (pastores holandeses); e por cinco policiais militares. São os sargentos Emerson e Bonanoni, além dos soldados Cristiano, Steffen e Rodrigues; comandados pelo tenente Iuri Lima. No local são realizadas atividades diárias de preservação da ordem pública no município de Blumenau e região, inclusive apoiando outras unidades e instituições.
Dentre os trabalhos realizados, estão a busca e captura, faro e detecção de drogas, patrulhamento K9, guarda e proteção em estabelecimento prisionais, distúrbios civis, festas e eventos esportivos. Também é realizado um importante trabalho de aproximação e interação com crianças em escolas e entidades sociais, como se pode observar na imagem no painel sobre o novo Canil, com fotos do fotógrafo Giovanni Silva.
Ao longo desses sete anos de criação, cerca de 150 pessoas já foram presas e estima-se que mais de 100 quilos de drogas já foram apreendidas. Uma das ocorrências que deu grande visibilidade ao Canil do 10º BPM , aconteceu em março deste ano, quando o cão Brutus conseguiu localizar dois assaltantes que haviam roubado uma agência dos correios de Blumenau e fugiram pela mata. O vídeo que mostra a ação, já foi teve milhares de visualizações nas redes sociais, além de virar destaque internacional, quando participou de um episódio de uma série do Discovery Channel World e que irá ao ar em janeiro. Além disso virou notícia em sites da Inglaterra.
* Com informações do Ten Nicolas, da comunicação social da Polícia Militar