Hospital Santo Antonio completa 157 anos

Funcionários mais antigos do hospital junto com o atual presidente (esq.) da fundação hospitalar

 

Na terça-feira (22/8/17) o Hospital Santo Antônio (HSA) comemorou 157 anos, em uma cerimônia que contou com a presença das autoridades, funcionários, vereadores e direção do hospital. A cerimônia iniciou com o resgate da história, lembrando que tudo começou em 1860, 10 anos depois da cidade ser fundada. Na época,  Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau conseguiu uma autorização do Governo Imperial e criou uma entidade chamada Sociedade de Auxílio aos Enfermos da Colônia Blumenau. Durante mais de 50 anos, todos os enfermos eram levados ao local que somente em 19485 passou a ser denominada Hospital Santo Antônio.

 

Presidente do HSA, João Wolfgang Rausch

 

O presidente do HSA, João Wolfgang Rausch, disse acreditar em um futuro próspero e de grande esperança para a instituição. “Acredito na força dos jovens para fazer a diferença”, afirma. A gerente geral, Izabel Cristina Casarin comentou sobre o processo de revitalização que o hospital vem passando nos últimos anos. “Temos conseguido aos poucos, resgatar nossa credibilidade, que esteve tão manchada nas últimas décadas”, avalia.

 

Secretária da Promoção da Saúde, Maria Regina de Souza Soar

 

A Secretária da Promoção de Saúde, Maria Regina de Souza Soar em seu discurso, garantiu apoio ao Hospital Santo Antônio em sua incansável luta por mais recursos e por mais respaldo do Governo Estadual e Federal. O presidente da Câmara de Vereadores Municipal, o vereador Marcos da Rosa, enalteceu o trabalho realizado na instituição, onde fez questão de registrar o trabalho das equipes quando nasceu a sua filha no hospital há alguns anos atrás. Disse que o atendimento não perde em nada de uma hospital particular.

 

 

Homenagem aos voluntários

O serviço de voluntariado e apoio espiritual através da capelania, também se fazem presentes e atuantes no Hospital Santo Antônio e foram justamente homenageados durante a cerimônia. Pessoas de boa fé, que de maneira voluntária prestam solidariedade, compaixão e que se preocupam com o seu semelhante, dedicando parte do seu tempo ao apoio dos enfermos.

Neste ato, a equipe de capelania conduziu a celebração de ação de graças, proporcionando um momento espiritual e de reflexão. O padre e pastor realizaram suas orações e ambos deram suas bênçãos sobre o Hospital Santo Antônio e aos profissionais que fazem parte desta história de 157 anos.

 

 

Reconhecimento aos jubileus

Em dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando os colaboradores jubileus, que completaram no primeiro semestre do ano, 5, 10, 15 e 20 anos de empresa, foram agraciados com uma lembrança entregue pela diretoria do HSA. A mais antiga colaboradora, Rita Maria Marcolla, também recebeu sua mais do que justa homenagem, por seus 42 anos de serviços prestados.

Com informações de Fernando Gonzaga