Defesa Civil remove quatro casas que colocavam em risco a população

demolicao-rua-Teresina-01
A previsão para este ano, conforme o cronograma, é que de 17 a 20 casas passem por desmonte técnico.

Uma força tarefa montada por uma equipe de desmonte técnico formada por funcionários com maquinário necessário, iniciou nesta manhã a demolição de quatro casas geminadas construídas em terrenos irregulares no bairro Bom Retiro. A ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão (Sedeci) da Prefeitura Municipal de Blumenau, através da Diretoria de Defesa Civil. Embora desmontes tenham sido efetuados em 2013, agora a Prefeitura dará mais ênfase à ação. Os imóveis demolidos hoje são os primeiros de 2014 e neles havia um agravante. As residências abandonadas estavam servindo de abrigo para usuários de drogas. A comunidade comemorou a ação, que continua amanhã no mesmo local.

demolicao-rua-Teresina-02

As quatro casas, localizadas logo no início da rua Teresina, quase esquina com a rua Hermann Hering, estavam abandonadas há um bom tempo e vinham sendo ocupadas por usuários de drogas que chegaram, inclusive, a pichar parte das construções. Telmo Duarte, secretário de Defesa do Cidadão, explicou que, por conta disso, a demolição delas também implica em mais segurança. “A maior ação da Sedeci nessas casas foi para garantir a segurança principalmente dos vizinhos, justamente por conta das drogas e da bagunça que os usuários vinham fazendo no local”. Ressaltou, ainda, que além disso essa ação também traz mais segurança a todos porque as casas estavam no leito do rio, o que além de ser um perigo também dificultava o trabalho de limpeza do ribeirão”, explicou o secretário.

demolicao-rua-Teresina-03

Os imóveis que estão sendo removidos hoje também estavam construídos em área irregular, já que estavam sobre uma área de aterro. Assim, o leito do ribeirão local estava estreitado, o que acabava prejudicando vizinhos quando ocorriam cheias ou chuvas fortes. Segundo Iara de Souza, coordenadora de Operações e Fiscalização de áreas de risco da Sedeci, somente com a demolição das casas se torna possível desassorear o rio.

O diretor da Defesa Civil, Adriano da Cunha, comentou que a previsão é de que a demolição dos imóveis seja concluída até o final do dia de hoje. Já a limpeza do terreno deve ser concluída até a quarta-feira, dia 14 de maio. O carregamento dos entulhos, conforme contou o diretor, é de responsabilidade da empreiteira que faz a obra, a Rental.

Novas demolições estão previstas

Além das quatro casas de hoje, a intenção da Defesa Civil é de continuar fazendo os desmontes necessários em toda a cidade. O secretário contou que o objetivo da Prefeitura é, principalmente, inibir novas construções irregulares no município que possam vir a afetar ou prejudicar a localidade ou até trazer riscos aos moradores vizinhos. Duarte também ressalta que ainda serão feitas pesquisas para que sejam definidas novas casas a serem demolidas no decorrer do ano.

Adriano da Cunha ainda complementa a informação dizendo que ainda no mês de maio deve ocorrer novo desmonte, desta vez, na região da Velha. A maior parte das residências que precisam ser removidas fica ou na região sul da cidade ou na região do bairro da Velha – as mais atingidas pela tragédia de 2008. Até o final deste ano, o diretor afirma que devem ocorrer de 17 a 20 desmontes.

via PMB | Texto: Andressa Scaburri | Foto: Eraldo Schnaider