Vamos Bater Lata estimula a musicalização entre as crianças

Projeto-Vamos-Bater-Lata

A educação como base para transformar as pessoas e ajudar a construir um futuro melhor é a essência de projetos sociais que são desenvolvidos pela empresa do segmento têxtil, Nilcatex. Depois de apresentar o Leitura Mágica, que busca incentivar o hábito de ler entre as crianças da comunidade, a empresa divulga o projeto Vamos Bater Lata, cujo foco é contribuir com uma infância saudável e que reforce valores importantes através da música. “Considerando a experiência anterior com o Leitura Mágica e já conhecendo um pouco melhor o perfil das crianças trazidas pelos nossos colaboradores, nasceu a vontade de oferecer a eles aulas de musicalização, como caminho natural de continuidade à nossa iniciativa. Temos certeza de que será muito bem aproveitado e recebido com entusiasmo pelos pequenos”, acrescenta a diretora da Nilcatex, Simone Minéia de Oliveira.

Podem participar filhos de colaboradores da Nilcatex de Blumenau e das proximidades da empresa com idade entre 5 e 13 anos. Os encontros do Vamos Bater Lata são realizados no segundo sábado de cada mês, das 9h às 11h, sob orientação da técnica em música Ana Cristina August Amorim. As crianças participantes do projeto poderão participar das atividades propostas e fazer parte de uma metodologia especial de incentivo, que pretende promover uma espécie de gincana cultural. Cada esforço da criança, previsto em tabela previamente divulgada, dá direito a uma quantidade específica de bonificação. Estes bônus poderão ser trocados, no decorrer do projeto, por prêmios individuais ou, se todos contribuírem, prêmios coletivos, incentivando a criança a, além de tudo, atuar em equipe, desenvolvendo o espírito de coletividade e cooperação.

O Vamos Bater Lata será lançado em 17 de maio, quando haverá um encontro com os pais explicando o projeto e a dinâmica aplicada. As atividades com as crianças iniciam no dia 14 de junho e seguem até 6 de dezembro. As crianças receberão um kit contendo um lápis, uma borracha, um apontador, um caderno pequeno e uma flauta simples. As vagas são limitadas, por isso é necessário fazer a inscrição da criança no projeto na recepção da Nilcatex, localizada Rua Adele Wruck, 120, Bairro Itoupavazinha. A intenção é formar turmas de 25 crianças para cada encontro.

Confira o cronograma do projeto Vamos Bater Lata. O calendário de encontros será divulgado também através de panfletos, site e mídias sociais da Nilcatex.

1º (17/5) – Lançamento – introdução às notas musicais e timbres

2º (14/6) – Notas musicais e introdução à flauta

3º (5/7) – Tipos de instrumentos musicais e introdução à percussão

4º (9/8) – Percussão (leitura rítmica – tempo, altura, duração, ritmo) – com instrumentos de materiais recicláveis

5º (13/9) – Flauta (leitura rítmica – tempo, altura, duração, ritmo, notas) – com a primeira música tocada por eles

6º (11/10) – Voz – respiração, postura, entonação, empostação

7º (8/11) – Expressão corporal

8º (22/11) – Jam Session – com convidados que tocam diferentes instrumentos – estilos musicais e percepção / ensaio para encerramento

9º (6/12) – Encerramento – Apresentação final para os pais e convidados, encerramento do projeto.

Patrícia Wippel | Oficina das palavras