Em setembro, a Faema Digital vai permitir a abertura de processos pela internet.

 

A Fundação Municipal do Meio ambiente (Faema) está trabalhando para colocar em funcionamento a partir de setembro o Faema Digital, que permitirá o acesso a todos os processos com relação ao meio ambiente. Para isso, a equipe da fundação está iniciando os procedimentos para alteração e digitação do Código do Meio Ambiente, que também poderá ser consultado no Faema Digital.

O novo código do município está sendo elaborado e revisado segundo as novas mudanças estipuladas no ultimo encontro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), realizado no dia 7 de junho deste ano, em Florianópolis. De acordo com o presidente da fundação, Alexandre Baumgratz, a nova ferramenta online vai desburocratizar os serviços na cidade, permitindo a abertura de processos pela internet de forma rápida e sem transtornos. “O Faema Digital representa mais um avanço em Blumenau, dispondo os serviços de forma totalmente eletrônica”, diz Alexandre. O novo sistema eletrônico poderá ser acessado junto ao site da Prefeitura.

Além do Faema Digital, o município terá ainda o primeiro Plano Municipal de Arborização. A proposta da Faema é desenvolver o documento para tratar exclusivamente sobre o plantio de árvores na cidade pelos próximos 20 anos. “O projeto é inovador, já que vai ajudar a desenvolver a arborização de forma adequada sem prejuízo à cidade, principalmente para a melhoria da qualidade de vida da população”, diz.

Para isso, o plano terá a participação dos estudantes do curso de Engenharia da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Também já foi concluído o Manual de Arborização da cidade, que trata exclusivamente sobre os tipos de árvores que melhor se adaptam ao meio urbano. O documento também dispõe sobre as características destas árvores e de que forma elas reagem ao meio ambiente, se terão raízes profundas ou não e qual altura elas poderão atingir, por exemplo.

Com informações de Joni César [PMB]