Entre os dias 17 de junho a 7 de julho deste ano, Brusque e a cidade alemã de Karlsruhe competiram para saber qual das duas pedalou mais, reduzindo a produção de CO² no meio ambiente. A iniciativa fez parte do projeto “50 parcerias pelo Clima: Brasil e Alemanha”, com o objetivo de desenvolver programas de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Este foi o primeiro ano que Brusque se inscreveu para integrar a atividade. O evento contou com o apoio da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e de alguns grupos de pedal da cidade. Durante os 21 dias do projeto “Pedalar no Município”, houve uma intensa programação relacionada ao uso da bicicleta, incluindo passeios ciclísticos e um Bikenique. As atividades foram cadastradas na internet através do site www.stadtradeln.de/kommunen.
Para aumentar a participação dos ciclistas no município, eram formados grupos de pedal em aplicativos como o Whatsapp e o Strava. O resultado é que durante o período, foram percorridos mais de 30 mil quilômetros.
Fica a dica para a prefeitura de Blumenau que poderia participar também do projeto no ano que vem. Independente de um evento internacional, sempre são bem vindas iniciativas para o uso da bicicleta. Nunca esquecendo da urgência em melhorar a estrutura cicloviária no município, reivindicação antiga dos ciclistas.