Texto e foto de Rafael Paulo, da SECOM/SC
Uma delegação chinesa da Província de Fujian foi recebida nesta sexta-feira (14/7/17), pelo secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, e representantes de outros órgãos do Governo do Estado e instituições catarinenses com o objetivo de conhecer os principais potenciais de Santa Catarina que nortearão cooperações futuras com entre os dois lados.
“Santa Catarina tem muito interesse em firmar boas parcerias e cooperações na China, que é hoje o nosso principal parceiro comercial. O Governo do Estado vê que Fujian pode se tornar uma grande porta de entrada de Santa Catarina na China, assim como podemos ser a porta de entrada de Fujian no Brasil”, avaliou o secretário Virmond.
Um grupo de trabalho formado pela equipe da Secretaria de Assuntos Internacionais e do Escritório de Relações Internacionais da Univali foi criado no final de 2016 para tratar da formatação de um acordo de cooperação entre Santa Catarina e Fujian.
“Nas próximas semanas, uma delegação oficial do Governo de Santa Catarina visitará Fuzhou e Pingtan, em Fujian, para que os nossos governos possam avançar nas conversas sobre futuras parcerias e identificar as áreas com maior potencial de resultados já no curto prazo”, lembrou Virmond.
O secretário de Assuntos Internacionais acredita que as informações apresentadas na visita de desta sexta-feira, bem com a missão a Fujian em agosto, darão um impulso para que o acordo saia ainda neste ano.
Os chineses, liderados diretora da Divisão Consular e Cultural do Departamento de Assuntos Internacionais do Governo Provincial de Fuijian, Maya Chen, tiveram um panorama sobre o desempenho de Santa Catarina em diferentes áreas.
O professor de Relações Internacionais Walter Barbieri representou a Univali na reunião e falou do setor de ensino superior em Santa Catarina. Os chineses conheceram os roteiros turísticos do estado, apresentados pelo consultor Nikolas Bottós, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.
Já o diretor de Cooperativismo e Agronegócios da Secretaria de Agricultura e da Pesca, Athos de Almeida Lopes Filho, apresentou os esforços para manter a qualidade da produção de carnes catarinenses. Segundo Athos, 23% da carne suína exportada pelo estado é destinada para a China.
Os detalhes da economia foram introduzidos pelo representante da agência catarinense de investimentos Investe SC, Guillermo Antonio Davila Calle. O painel apresentado pela Investe SC aponta para o crescimento na produção industrial catarinense e na confiança do empresariado em investir no estado.