Por Giovani Vitória
A exposição “Brasil, Palmeiras, Blumenau 98 anos! Nossa história continua” vai marcar a celebração dos 98 anos do BEC. Nela, o torcedor poderá rever fotos, bandeiras e camisas, assistir um vídeo especialmente produzido para data, além de apreciar os troféus restaurados, conquistados ao longo desse quase um século de existência do clube, fundado inicialmente como o nome Brasil Football Club. O evento é uma iniciativa da Associação Amigos do BEC e ocorrerá no terceiro piso do no Shopping Neumarkt, iniciando no dia 19 de julho – data de aniversário do Blumenau Esporte Clube e também Dia do Torcedor do BEC. Ela se estender até dia 30, sempre das 10 às 22 horas.
A Associação dos Amigos do BEC, organizadora da exposição, foi criada no início de 2008 para manter viva a história do Blumenau Esporte Clube. Foi em busca de apoios para concretizar seus objetivos. Em 2014 a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de Lei 6621/14, de autoria do vereador Jefferson Forest, inserindo o Dia do Torcedor do Blumenau Esporte Clube (BEC) no calendário oficial de eventos da cidade.
A Associação também passou a realizar eventos sociais e no final de 2015 o Prefeito Napoleão Bernardes sancionou a lei reconhecendo-a como entidade de utilidade pública. A entidade é presidida atualmente por Airton Hilário Schaefer, empresário do ramo de comunicação digital.
A restauração dos troféus do BEC contou com o apoio da Alumetal, metalúrgica blumenauense com mais de 30 anos de existência, fabricante de etiquetas em alumínio, aço inox e latão.
Breve história do BEC
O BEC vive um momento de retomada, disputando a terceira divisão do Catarinense, onde ainda permanece invicto, conquistando o primeiro turno da competição. Está a poucos jogos de conquistar o returno e com isso garantir a vaga na segunda divisão do próximo ano.
Mas a história do BEC é recheada de conquistas ao longo de 98 anos de história. Ela começou em 19 de julho de 1919, com o nome de Brasil Football Club (1919-1936). Mudou para Recreativo Brasil Esporte Clube (1936-1944) e após a 2ª Guerra passou a se chamar Palmeiras Esporte Clube (1944-1980).
O BEC surgiu no dia 31 de agosto de 1980. Seu jogo de estréia foi diante do Joaçaba, no estádio Aderbal Ramos da Silva, com vitória por 1 a 0, anotado pelo jogador Cabinho.
As cores oficiais do time são; Verde, Grená e Branco, simbolizando a união das duas equipes clássicas Palmeiras (que usava verde e branco) e Olímpico (que usava grená e branco).
Mascote
Todo grande time tem uma mascote, um personagem que o represente de maneira lúdica. Símbolo da cidade e ícone da fauna local, a Capivara foi escolhida como mascote do BEC por fazer parte do dia a dia da cidade. Conhecido e protegido pela população, o animal é presença constante nas margens do Rio Itajaí Açu a qualquer hora o dia.
Principais Conquistas
Estaduais de SC
Campeão:
Segunda Divisão (1987)
Como BEC (Campeão Catarinense de Juniores (1982)
Vice-Campeão:
Como Brasil F.C (1927 e 1928)
Como Palmeiras E.C (1944, 1945, 1947 e 1955)
Como Blumenau E.C (1ª divisão em 1988 e 2ª divisão em 1993