O calor dos últimos dias em Santa Catarina dará lugar a uma massa de ar frio, provocando queda acentuada nas temperaturas a partir deste domingo (16/7/17), em todas as regiões do Estado. A sexta-feira e o sábado, no entanto, ainda serão marcados pela presença do sol e por temperaturas elevadas, com máximas próximas dos 30ºC, de acordo com a Epagri/Ciram. Mas ao longo do domingo, a previsão é de aumento da nebulosidade nas diferentes regiões de Santa Catarina e a temperatura estrará em declínio, sendo que a mínima do dia deve ocorrer no período noturno, podendo chegar próximo de 0ºC na Serra e no Planalto Sul.
A previsão do órgão indica que a madrugada e a manhã de segunda-feira, 17, deve ser bastante fria. As mínimas devem ficar entre -2ºC e 0ºC do Oeste ao Planalto Sul e por volta dos 9ºC na região litorânea do Estado. O vento sul moderado com rajadas de 50 a 70 km/h aumenta a sensação de frio.
Como essa massa de ar frio também traz umidade, há possibilidade de neve nas áreas mais altas do Estado durante a segunda-feira, principalmente na região de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra. “Ainda tem umidade e o frio está chegando. Essa combinação pode resultar em neve entre a manhã e a noite de segunda-feira”, informou o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins.
A partir de terça e quarta-feira, o tempo fica mais seco no Estado, com menos nebulosidade e presença de sol na maior parte das regiões, mas o frio vai se intensificar ainda mais. Para terça, 18, a previsão é de temperaturas baixas, negativas com chance de geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e próxima de 0°C com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e região de serrana de Florianópolis. No Litoral, o frio também será intenso, com temperatura mínima de 3°C a 6°C, também com chance de geada isolada.
Para quarta-feira, 19, há previsão de geada ampla em Santa Catarina, inclusive nas cidades do Litoral. As temperaturas mínimas devem variar entre -5ºC e -2ºC na Serra, Planalto Sul, Meio-Oeste e Oeste. No Litoral, os termômetros começam o dia marcando em torno de 4ºC.
“Esse frio mais intenso deve permanecer em Santa Catarina entre 10 e 15 dias, o que é normal para esta época do ano, principalmente em julho, que é o mês mais frio do inverno”, explicou Martins. Depois do dia 20, no entanto, a previsão é de que a temperatura volte a subir gradativamente com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano.
A Epagri/Ciram orienta a população a acompanhar diariamente a previsão do tempo nos canais oficias do órgão no site ou pelas redes sociais.
Recomendações da Defesa Civil SC
Onda de frio
- Atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças.
- Abrigar animais domésticos nas noites mais frias.
- Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos, orienta a Secretaria de Estado da Saúde. Essas medidas ajudam a prevenir doenças.
- Lembre-se que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Geada
- Agricultores deverão tomar medidas preventivas, como antecipar colheita de verduras folhosas e algumas leguminosas.
- Coberturas sobre as lavouras também contribuem para reduzir o impacto da geada nas plantações.
Ventos fortes
- Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas.
Emergências
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros pela central 193.
Fonte: Epagri/Ciram