Quatro deficientes visuais estiveram presentes no Plenário durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (11) e acompanharam a reunião com o auxílio do serviço de áudio-descrição. A facilidade é oferecida pelo Legislativo blumenauense desde o início do ano e atrai interessados em praticamente todas as sessões.
O trabalho consiste em narrar fatos visuais, como fotos e imagens, aos cegos e portadores de deficiência visual. Luana Tillmann, Patrícia Manetta, Gilberto Correa e Bento Reis acompanharam detalhes da reunião através de um sistema eletrônico de fones de ouvido, pelo qual a áudio-descritora Eliane Luchini descrevia o ambiente e tudo que estivesse acontecendo visualmente no Plenário, inclusive no painel de votação.
A Câmara de Vereadores de Blumenau foi uma das primeiras do país a implantar serviço de áudio-descrição. A medida atendeu a pedidos da comunidade e segue o projeto de acessibilidade da Casa, que adotou tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas transmissões plenárias da TV Legislativa (TVL) há quase dois anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMB