Boas expectativas para o comércio

 

Por Helio Roncaglio, presidente da CDL Blumenau

Nós, do comércio, temos o privilégio de, há muito tempo, não saber o que é rotina. Todas as mudanças que vem acontecendo nos afetam, principalmente, na maneira de nos relacionarmos com os clientes e colaboradores, bem como no modo de vender e comprar.

Temos, também, os escândalos políticos, grandes culpados pela falta de crescimento da economia. Mas, não é hora de baixar a guarda. Precisamos estar cada vez mais unidos, trabalhando para que nossos negócios continuem sendo motivos de alegria e renda.

Estamos iniciando o segundo semestre do ano, considerado, em geral, um período melhor para o comércio. Além do consumidor estar mais organizado para gastar, há diversas datas comemorativas que ajudam aquecer as vendas. Em julho teremos o Dia do Homem (15), do Comerciante (16), do Amigo (20) e dos Avós (26). Em agosto, comemoramos o Dia dos Pais (13) e em setembro há o aniversário de Blumenau (2), a Independência do Brasil (7), Dia do Cliente (15) e do Lojista Catarinense (22). Em outubro há o Dia das Crianças (12) e novembro há Finados (2) e Proclamação da República (15). Lembre-se dos feriados e que é preciso tirar proveito deles. Além disso, teremos a principal e mais importante data para o comércio: o Natal.

Todas essas comemorações são oportunidades para o comércio vender mais, por isso, é tempo de se preparar para o sucesso. Comece analisando seu estoque e mantenha-o atualizado. Faça uma previsão de quanto você vende para não comprar demais. Lembre-se de como você irá se comunicar com o seu cliente, quais atrativos irá usar, quais opções de pagamento oferecerá e, importantíssimo, invista na sua equipe.

Os colaboradores são parte essencial na estratégia de vendas. De nada adianta investir em ações para levar o consumidor até a loja, se ao chegar lá ele não recebe o atendimento adequado. Ele pode até comprar, mas, certamente, não se tornará um cliente fiel.

A CDL Blumenau tem acompanhado, em diversos aspectos, o comércio da cidade, especialmente dos associados. E, assim, estamos sempre buscando soluções e viabilizando meios para que as pessoas que estão à frente dos negócios possam realizar melhorias. Nosso objetivo é tornar o comércio melhor para todos, seja o empresário, o colaborador ou o consumidor.

Acreditamos que o segundo semestre de 2017 será melhor, mas para isso precisamos continuar fazendo nossa parte.