Ônibus novos começaram a circular neste sábado (1/7) e a tarifa ficou em R$ 3,90

Foto: Luciano Bernz
Foto: Luciano Bernz

 

Faz cerca de um ano e meio que foi “rompido” o contrato com o Consórcio Siga. Desde daquele janeiro de 2016, os veículos da Viação Piracicabana, que vieram em más condições tem feito o transporte emergencial em Blumenau. Mês passado, após vencer a licitação, foi criada a Blumob, que vai explorar o transporte coletivo em Blumenau pelos próximos 20 anos.

Neste sábado, dia 1º de julho, foi iniciada oficialmente a nova operação, com 104 veículos zero quilômetro. Essa imagem chamou a atenção de quem passou pela Rua Humberto de Campos nesta manhã, onde estavam a nova frota de ônibus. Os outros 142 veículos usados que estão em funcionamento, serão substituídos no máximo em três anos. Desse total, será um terço (47) por ano, contados na data do início da operação.

Dos veículos zero quilômetro, quatro serão vans, 15 serão microônibus, 49 serão ônibus de 12,8 metros, 15 ônibus serão de 13,3 metros e 21 ônibus serão de 15 metros. Todos eles têm 100% de acessibilidade, acesso gratuito à internet via wi-fi e tomadas para carregar dispositivos eletrônicos portáteis.

 

Foto: Giovanni Silva

 

Os ônibus de 15 metros funcionarão nas linhas troncais, principalmente no Troncal 10 – Via Rua São Paulo, e estarão equipados com duas catracas para dar mais agilidade nos embarques. Uma das catracas funcionará exclusivamente para pagamentos com cartão e a outra para cartão e dinheiro. Os ônibus de 12,8 metros e 13,3 metros também atuarão nas linhas troncais.

 

 

Os microônibus operarão em algumas linhas alimentadoras, que fazem ligações entre os bairros e os terminais mais próximos. São elas: 307 – Francisco Becker, 311 – Dona Edith, 404 – Nova Rússia, 406 – Leopoldo Heringer, 407 – Manoel Salvador, 408 – André Nicoletti, 423 – Grevsmuehl, 505 – Itapuí, 506 – Pastor O. Hesse/Garuva, 510 – Oscar Burger, 604 – São João, 702 – Vila Nova, 705 – Ponte do Salto, 709 – Boa Vista e parte das linhas 421 – Belo Horizonte, 422 – Rua Brusque e 501 – Bom Retiro.

As vans totalmente adaptadas serão utilizadas especificamente no serviço Blufácil, que transporta pessoas com dificuldades severas de locomoção para realização de tratamento de saúde, mediante agendamento prévio.

 

 

Tarifa

A partir da 0h deste sábado, dia 1 º, a tarifa do transporte coletivo será de R$ 3,90. O novo valor será aplicado em todas as linhas, dias e horários, conforme Decreto Municipal Nº. 11.341/2017. Estudantes legalmente aptos terão 50% de desconto sobre o valor da tarifa, seguindo a Lei nº 4.175, de 1992, e alterações posteriores.

Cartão e horários

Os usuários poderão usar seus cartões normalmente na nova operação, não havendo necessidade de serem trocados. Os equipamentos da bilhetagem eletrônica farão a leitura dos cartões e o saldo de créditos existente nos cartões permanecerá. Com relação aos horários, o sistema seguirá conforme seu funcionamento habitual. As tabelas dos horários podem ser conferidas na plataforma das linhas nos terminais ou no site da Prefeitura de Blumenau, na página do Seterb.

 

O colaborador João Paulo Taumaturgo gravou duas entrevistas, uma com um motorista e outra com uma usuária do transporte coletivo.  Eles relataram a experiência dessas primeiras horas com os novos ônibus.