Nova projeção aponta para 8 m o nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau, às 17h

Foto: Priscila Rosa

A equipe da Defesa Civil de Blumenau recebeu do Ceops, por volta das 9h30 desta terça-feira (6/6/17), a projeção do nível do Rio Itajaí para 8,80m às  17h. A medição do nível do rio às 9 horas ficou em 8,52 metros. Mais tarde, às 11h, essa projeção foi reduzida para 8m, ou seja, vai baixar até o fim da tarde em vez de aumentar.

Na reunião do Grac às 7h, foram repassadas algumas informações  importantes, como a tendência de que o nível do rio estabilize até o início da tarde;  e de que todas as comportas das barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux  estavam fechadas. Mas às 10h, duas de Taió já estavam abertas, enquanto as outras cinco permaneciam fechadas.

Até o momento, a Defesa Civil de Blumenau registrou 134 ocorrências, das quais  86 deslizamentos; todos sem vítimas. Há cinco residências isoladas por conta de deslizamentos: duas na Rua Pedro Krauss Sênior, no bairro Vorstadt; uma na Rua Itapuí e uma na Rua Caçapava, no Garcia; e uma na Rua Achiles Jacobsen, no Garcia. Nove pessoas seguem no abrigo da Igreja Evangélica Livre, na Itoupava Norte. A próxima reunião do GRAC ocorrerá hoje, às 19h.

Em relação aos serviços municipais, o SAMAE tem abastecimento de água normal, mas pede que a população economize água, por conta das previsões de chuva para  os próximos dias.

Todos os serviços de saúde estão funcionando normalmente. As aulas estão mantidas no dia de hoje, mas a Secretaria de Educação abonará as faltas dos alunos e não realizará avaliações para aqueles que não forem à escola.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social e Relações Institucionais de Blumenau