Por Felipe Elias [PMB]
Apesar das chuvas mais intensas que aconteceram nesta quarta-feira (31/5/17), a Prefeitura de Blumenau, por meio do Grupo de Atividades Coordenadas (GRAC), informa que não foram registrados casos de alta gravidade no município. O nível do Rio Itajaí-Açu, que chegou a 8,71 metros na manhã desta quinta-feira, dia 1º de junho, e deixou algumas ruas alagadas, sobretudo nos bairros Fortaleza e Itoupava Norte, está se estabilizando e, nas próximas horas, deve baixar.
Desde a última sexta-feira (26/5), até o início da manhã desta quinta-feira, dia 1º, a Defesa Civil registrou 139 ocorrências de menor gravidade em todas as regiões, a maior parte delas pequenos deslizamentos, que não resultaram em feridos ou desabrigados. Com a normalização da situação, a Prefeitura decidiu desmobilizar o abrigo situado na Paróquia Luterana da Velha. A outra unidade ativada, na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no bairro Itoupava Norte, continuará aberta preventivamente até o nível do Rio abaixar dos 8 metros.
A Prefeitura reitera que as unidades escolares e os postos de saúde funcionarão normalmente ao longo de todo o dia. Algumas linhas de ônibus estão circulando parcialmente pela dificuldade de tráfego em vias alagadas. Assim que forem restabelecidas as condições nos locais afetados, os trajetos voltarão à normalidade.
O Samae informa que o índice de turbidez da água está em 596, ainda está distante do ideal, entre 50 e 100. O abastecimento segue normalizado porque os reservatórios estão cheios. No entanto, o órgão pede para que a população continue economizando água.
As previsões meteorológicas apontam boas condições climáticas para o município até a tarde de domingo, dia 4, quando a chuva deve reaparecer.