O que eu estou fazendo para mudar o Brasil?

 

Texto: Claus Jensen | Cobertura: Marlise Cardoso Jensen

Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e como já é realizado há alguns anos, aconteceu o Corte do Bolo Tributário. O evento é promovido por várias entidades empresariais, que montaram uma tenda na praça em frente da Catedral São Paulo Apóstolo, oferecendo um bolo que mostrava os tantos impostos que os brasileiros pagam. O doce estava uma delícia, mas relembrar esses tributos deixava claro que não somos nós que estamos fazendo a festa.

 

 

No fundo, uma tela mostrava o valor arrecadado em 2017, através do site www.impostometro.com.br. Até a hora do evento, já tinham entrado nos cofres públicos R$ 879,43 bilhões. Em todo ano de 2016, foram arrecadados R$ 2 quatrilhões em impostos. Isso significa que precisamos trabalhar no ano passado cinco meses e um dia para pagar os 92 tributos, impostos, taxas e contribuições; exigidos pelos governos federal, estadual e municipal. Em comparação com a década de 1970, o tempo de trabalho para cobrir os tributos dobrou.

O Brasil tem uma das maiores taxas e quantidades de impostos do mundo. Mas o maior problema não é esse, e sim, o que não retorna para a população em serviços e infraestrutura. É o que esse evento procurou mostrar para quem passava no local.

O tema do “Corte do Bolo Tributário” deste ano é “Muda Brasil”. A população está vendo com os diversos casos de corrupção mostrados na mídia diariamente, para onde está indo o nosso dinheiro. Neste vídeo, presidentes de entidades empresariais, falam sobre como nós devemos e podemos mudar isso essa situação. Vale a pena assistir, daí você vai entender porque escolhi o título para esta matéria.

 

 

Confira nessa galeria todos os impostos colocados encima dos bolos:

 

Foto: Alcione Alvim da Silva
Foto: Alcione Alvim da Silva

Foto: Alcione Alvim da Silva