Cuidador de Idoso: uma formação necessária

 

Por Giovana Pietrzacka, da FURB

Nos dias de hoje, a profissão de cuidador de idoso está crescendo muito. E são vários os motivos: entre eles, a rotina corrida de muitas famílias que não encontram tempo para cuidar de um idoso e outro pela própria estatística. Em 1.991, segundo o IBGE, o número da população com 65 anos ou mais era de 4,8%; passou a 5,9% em 2.000 e chegou a 7,4% em 2.010.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), feita em 2015, o número de pessoas desta faixa etária representa 9,6% da população brasileira. As projeções para o ano de 2.020 apontam que o Brasil terá 32 milhões de idosos, ou seja, 15% da população, o que colocaria o país em sexto lugar na classificação de países com o maior número de pessoas idosas.

Estes dados demonstram claramente o aumento da longevidade no Brasil. Neste contexto, a profissão Cuidador de Idoso pass a ser muito mais necessária, pois ele é capacitado para dar assistência às pessoas da terceira idade. É ele que pode passar o dia com o paciente e até dormir na casa da família. É o cuidador que vai dar banho, trocar fralda, trocar roupa, ajudar na hora de tomar os remédios e outros afazeres que devem ser determinados pela família.

É pensando em atender a esta necessidade que o Instituto FURB oferece um Curso Sequencial de Curta Duração para formar Cuidadores de Idosos. São oferecidas 25 vagas e o curso tem duração de três meses. O professor Fabio Marcelo Matos, professor do Departamento de Fisioterapia e coordenador do Programa Permanente da Terceira Idade (PROEP), é quem vai coordenar o curso.

O PROEP aliás, é um espaço destinado pela FURB para pessoas acima de 45 anos de idade. São oferecidas práticas de atividades físicas como forma de manutenção da saúde, desenvolvimento de habilidades artísticas e construção da cidadania. Entre as atividades estão orientações sobre a Doença de Alzheimer e Similares. Para conhecer o PROEP, clique aqui e acesse o site do Programa.

Clique aqui e saiba mais sobre o Curso Sequencial de Cuidadores de Idosos. As inscrições vão até dia 30 de maio.