Por Claus Jensen
Muitas pessoas não sabiam que nesta sexta-feira (21/4/17), ia acontecer o 26ª Stammtisch na Rua XV de Novembro, Centro de Blumenau. A tradição pesou mais forte e a edição teve sucesso de público, afinal todos os grupos aguardavam ansiosamente pela data.
Em 17 anos, essa foi a primeira vez realizado numa sexta-feira, aproveitando o feriado de Tiradentes. Entre os pontos fortes para essa data, está o fato de não interferir no agitado comércio de sábado (quando tradicionalmente era realizado) e deixa as pessoas livres para aproveitarem o final de semana, caso ainda queiram viajar.
A chuva no período da noite de quinta e madrugada de hoje (21), deve ter assustado um pouco os participantes, que tiveram São Pedro como parceiro. O dia estava perfeito, ora nublado, ora ensolarado. Entre os 270 grupos confirmados, estavam o Musik Motorrad, que já participa do Stammtisch há 16 anos; e o Freund Der Geeisten Blonden, que existe desde 1991, e cujos integrantes se reúnem a cada quinze dias para celebrar a amizade.
A expectativa da organização era reunir no mínimo 25 mil pessoas no evento. Quem passou por volta das 15h ainda viu muitas pessoas que curtiam a música típica, a confraternização com os amigos e ficava seduzido pelo cheiro de algumas carnes assando nas churrasqueiras instaladas pelas barracas dos participantes.
Nesta edição houve uma atenção maior na segurança. E como não dá para brincar com fogo (churrasqueiras), todas as barracas com toldos tinham que ter obrigatoriamente um extintor, o mesmo utilizado em automóveis. Tendas com tamanho maior ou igual a 5x5m, deveriam ter tecido com tratamento anti-fogo. Além disso precisavam ter ART, uma anotação de responsabilidade técnica, assinada por um engenheiro.
O trânsito na Rua XV de Novembro e transversais já tinha sido interditado a partir das 21h de quinta-feira (20), para organizar o evento; e será reaberto hoje (21) às 20h. As ruas Paul Hering, Rodolfo Freygang, Professor José Ferreira da Silva e Namy Deeke estavam liberadas.
Seguem as fotos dos amigos Marcos Fernandes, Ademilson E. Borges e Jaime Batista da Silva. OBlumenauense agradece por gentilmente cederem essas imagens. No final, ainda tem três vídeos.
Confira os vídeos feito pelo amigo Jaime Batista da Silva (Blog do Jaime)