Por Giovana Pietrzacka, da FURB
A acadêmica Eduarda Felsky do curso de medicina da FURB foi eleita como representante regional da América Latina para a próxima Annual Conference of The Network: Towards Unity for Health (TUFH) que acontecerá na Irlanda em agosto de 2018. A eleição ocorreu na semana passada quando o grupo representando a FURB participou da Annual conference of The Network: Towards Unity for Health (TUFH), na Tunísia.
Pela FURB estiveram presentes estudantes da área da saúde, da graduação e do mestrado em Saúde Coletiva, juntamente com docentes da FURB e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau (SEMUS), todos integrantes do grupo PET-GraduaSUS. Na ocasião, o grupo apresentou seis trabalhos acadêmicos e pode compartilhar experiências de ensino e atenção em saúde na esfera mundial.
Os seis trabalhos apresentados tiveram grande repercussão nos grupos temáticos, desencadeando debates qualificados, especialmente a proposta de construção participativa de uma política de integração ensino-serviço-comunidade apresentada como “INOVASUS” considerada inédita.
O trabalho da acadêmica Eduarda Felsky, reconhecido pelos integrantes devido ao grande engajamento e liderança, começa agora na divulgação da potencialidade dessa rede e da oportunidade para os estudantes envolverem-se ativamente na discussão da situação de saúde na esfera mundial.
O evento
Neste evento, além de docentes e pesquisadores, estudantes de todo o mundo reuniram-se na Students Network Organization (SNO), para discutir temas relevantes sobre a formação e a atenção em saúde no âmbito mundial, produzindo a Student’s Declaration. Este documento oficial, que será veiculado nas próximas semanas, contém aspectos importantes sobre o que os estudantes pensam que precisa ser implementado nas escolas médicas e de saúde por todo o mundo, ressaltando a responsabilidade social das instituições de ensino e de atenção em saúde para promover a saúde global. Quatro eixos foram debatidos: parceria, acreditação, liderança e competências.
A SNO é uma organização independente, porém afiliada à The Network: Towards Units for Health, que aborda temas relevantes sobre educação integrada ao cuidado em saúde e promove mudanças nos continentes onde é realizada todos os anos, garantindo a chance de participação de pessoas de todo o mundo. Consolida-se como uma organização global de indivíduos, instituições e organizações que trabalham para a melhoria da saúde das pessoas e do bem estar de suas comunidades. É uma ONG apoiada e com íntima relação com os princípios da Organização Mundial de Saúde.