Concurso de Mesários Voluntários premia cartórios e gera economia de R$ 100 mil

 

O Concurso de Adesão e Convocação de Mesários Voluntários para as Eleições 2016 resultou em uma economia de aproximadamente R$ 100 mil ao TRE-SC, devido aos mesários que aderiram ao Portal do Eleitor. A convocação eletrônica reduziu os custos relacionados à impressão, serviços postais e oficiais de justiça, normalmente utilizados em uma convocação tradicional. Além disso, o concurso premiou as Zonas Eleitorais com maior Índice de Adesão e Utilização do Portal do Eleitor (IAUPE).

Proposto pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e lançado em agosto de 2016, o concurso buscou uma aproximação entre os mesários e a Justiça Eleitoral. Através do Portal do Eleitor, foi possível prestar apoio aos voluntários disponibilizando informações, certidões e outros documentos, sem a necessidade de deslocamento até o cartório.

Todas as Zonas Eleitorais do estado participaram do concurso e 6.499 pessoas foram convocadas pelo sistema. O Índice para definir a colocação das Zonas utiliza um cálculo que leva em conta o número de eleitores cadastrados no Portal, o número de mesários convocados na eleição anterior e o número de convocações via Portal.

Premiação

As três primeiras Zonas do ranking têm como recompensa a participação de seus servidores em um dos cursos externos oferecidos pela Escola Judiciária do Estado de Santa Catarina (EJESC), previstos no Plano Anual de Capacitação e Desenvolvimento (PACD) de 2017.

  • Primeiro Lugar – Três servidores podem escolher e participar de um dos cursos externos oferecidos no PACD/2017;
  • Segundo Lugar – Dois servidores podem escolher e participar de um curso;
  • Terceiro Lugar – Um servidor pode escolher e participar de um curso.

Ranking

1º – 13ª Zona Eleitoral – Florianópolis
2º – 101ª ZE – Florianópolis
3º – 100ª ZE – Florianópolis
4º – 12ª ZE – Florianópolis
5º – 42ª ZE – Turvo
6º – 56ª ZE – Balneário Camboriú
7º – 59ª ZE – Urubici
8º – 74ª ZE – Rio Negrinho
9º – 47ª ZE – Tangará
10º – 15ª ZE – Indaial

Portal do Eleitor

Lançado em junho de 2016, o Portal do Eleitor foi instituído com o objetivo de agilizar a comunicação entre a Justiça Eleitoral e os eleitores, além de economizar com os gastos relacionados às convocações de mesários. O sistema possibilita a centralização de informações, emissão de certidões e funciona como um canal eletrônico de comunicação.

O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio, comentou que a perspectiva para o futuro do Portal do Eleitor é de maior divulgação. “A intenção é que mais pessoas façam a sua inscrição no Portal, para que nas próximas eleições a gente possa ter um número ainda maior de convocações dessa forma”, declarou.

Para se cadastrar, basta acessar a página do Portal.

Por Vinicius Claudio e Jairo Grisa, do TRE-SC