O vice-prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, esteve nesta terça-feira (11/4/17) em Florianópolis no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE). Acompanhado do Secretário de Gestão e Transparência, Paulo Costa, os dois participaram de uma reunião para buscar recursos em obras de mobilidade.
Hildebrandt, que também Secretário Executivo do Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais, explica que a viagem teve como objetivo direto a busca por empréstimos internacionais. Existem as tentativas no Banco Europeu de Investimentos (BEI), KFW (Banco Alemão), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e Banco de Fomento Latino Americano (Fonplata). “O Plano de Mobilidade nos deu o que chamamos de Bancos de Projetos. O município ainda possui capacidade para contrair novos financiamentos. Se aprovados, os projetos poderão chegar próximos aos valores que temos hoje com o BID”, afirma.
A busca foi por alternativas em várias frentes de recursos, que servirão para dar sequência à obra como a da Ponte do Centro (Rua Chile), o Corredor Estrutural Oeste (VP 83 – Rua General Osório até a interseção com a Rua Bahia), o Corredor Norte (Rua 2 de Setembro até o viaduto da BR-470) ou mesmo para expandir os recursos necessários para as desapropriações, que são hoje um dos grandes desafios do município.
As tratativas terão sequência nas próximas semanas, quando está prevista para Blumenau uma visita da equipe do BRDE e também uma viagem de representantes da Prefeitura para Brasília, onde conversarão com representantes do Banco Alemão.
Outros Recursos
Além do encontro com o BRDE, Hildebrandt e o Costa participaram também de uma reunião com o Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores. A intenção foi buscar recursos para o projeto de municipalização da Rodovia Dr. Pedro Zimmermann.
Com informações de Karolina Bonin [PMB]