Na manhã desta quarta-feira (12/4/17), foi desencadeada a operação Anasasis, que em grego significa ressurreição. O objetivo foi desarticular uma quadrilha de tráfico de drogas, fazer buscas pela posse e comércio ilegal de armas de fogo, além de combater a corrupção de menores e lavagem de dinheiro.
Cerca de 100 policiais civis e militares, não só de Blumenau, participaram das ações que ficaram concentradas no Morro da Edith, bairro Velha Grande, e foram comandadas pela Polícia Civil. O apoio dos cães do canil K9 foi novamente fundamental, além da Agência de Inteligência da PM.
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, 5 mandados de prisão temporária, 1 preso em flagrante por tráfico de drogas e outro por porte ilegal de arma de fogo. Ainda, foram apreendidos diversos materiais vinculados à prática criminosa como duas balanças de precisão, 2 torrões de maconha e 2 espingardas calibre 12 com numeração raspada.
De acordo com a investigação realizada pela DIC, todos os presos estão envolvidos com o tráfico de drogas, liderados pelo vulgo “Pezão”, que aliciava adolescentes para a organização criminosa, especialmente para guarda, transporte e revenda das drogas, além de alugar armas de fogo para o cometimento de roubos e/ou homicídios.
Também foram apreendidos arros e motos dos suspeitos, que utilizavam uma revenda de automóveis para lavar o dinheiro. As forças policiais de Blumenau tem agido frequentemente na prevenção e repressão de diversos delitos naquela localidade, realizando diversas operações policiais para proteger os moradores de bem que vivem no local. A participação da comunidade é imprescindível para a polícia. Denuncie através do 181, a Polícia Civil garante sigilo absoluto.
A maioria das fotos são do fotógrafo Giovanni Silva, com algumas do amigo repórter Alexandre Pereira.