Por Sérgio Antonello [PMB]
O Instituto TIM, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura (MinC), promoveu nos dias 29 e 30 de março o 4º Encontro de Gestores e o 3º Encontro de Desenvolvedores de Mapas Culturais. Cerca de 70 participantes se reuniram nos dois eventos para trocar experiências, discutir o cenário do projeto e falar das perspectivas para o futuro. Participaram gestores e desenvolvedores do Ministério da Cultura, de dez estados e dez municípios que já utilizam a plataforma, estão em fase de implementação ou têm interesse em adotá-la, pesquisadores e representantes de instituições relacionadas à cultura. O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, esteve presente no encontro.
A abertura dos eventos, realizados na sede da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, foi conduzida pelo então secretário estadual da Cultura de São Paulo, José Roberto Sadek, pelo secretário executivo do MinC, João Batista Moraes de Andrade, e pelo presidente do Instituto TIM, Manoel Horacio. João Batista falou da relevância de Mapas Culturais para que a área da cultura acompanhe as inúmeras mudanças tecnológicas.
No Encontro de Desenvolvedores, conduzido pela equipe de Mapas Culturais, os participantes conversaram sobre os aspectos técnicos da plataforma, como autenticação, customização e a construção de novas funcionalidades. A programação do Encontro de Gestores foi mediada pela jornalista cultural Nina Rahe e teve como temas a extração de dados e indicadores culturais, a Rede Articuladora de Informações Culturais (Raic), o desenvolvimento de sites e aplicativos, estratégias de adesão e formas de divulgação da plataforma e governança e perspectivas para o futuro de Mapas no MinC.
De São Paulo, o presidente da Fundação Cultural de Blumenau trouxe três novidades da plataforma: a possibilidade de classificar agentes, espaços e eventos por meio de selos, o aprimoramento das inscrições em editais pelo sistema e a disponibilização de Mapas como SaaS (software como serviço), que vai facilitar a adoção do software por estados e municípios que não possuem infraestrutura tecnológica adequada e permitirá a unificação de dados entre plataformas. Os participantes tiveram momentos para se apresentar e compartilhar experiências, expectativas e dúvidas sobre Mapas. No final, os gestores se uniram aos desenvolvedores para entender melhor o processo de trabalho de desenvolvimento da plataforma e dar sugestões de melhorias do ponto de vista da gestão.