Texto e fotos de Giovana Pietrzacka, da FURB
O Conselho Universitário (CONSUNI) da FURB aprovou o reajuste salarial de 4,62% aos servidores da Universidade. A reunião de deliberação ocorreu na tarde desta quinta-feira (23/3/17), na Sala A-108, Campus 1, na presença de vários servidores que acompanharam a reunião.
Após a leitura do Processo Nº 004/207 pelo relator professor Udo Schroeder, o presidente do CONSUNI, reitor João Natel Pollonio Machado, deu início à discussão de cada uma das quatro cláusulas apontadas no texto: cláusulas econômicas, sociais, acadêmicas e sindicais. Durante toda a reunião – foram mais de três horas – apenas o primeiro item das cláusulas econômicas foi discutido. O que tratava do percentual de reajuste.
Em seu relato, o conselheiro Udo Schroeder lembrou que o Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (SINSEPES), protocolou a pauta de reivindicações no dia 8 de março de 2017. Após análise prévia da Reitoria, um documento foi encaminhado ao Sindicato. Uma assembleia com os servidores ocorreu no dia 21 de março e o resultado repassado à Reitoria.
O índice de reajuste proposto e aprovado pelo CONSUNI foi calculado mediante média dos índices de inflação (IPC- FIPE, IPC-M- FGV, ICV- DIEESE, INPC e IPCA – IBGE, IVGP – FURB) no período de março/2016 a fevereiro/2017 (conforme metodologia definida em 2011) o que resultou em um percentual de 4,62%.
Como não houve avanço nas discussões nos demais itens, o restante será deliberado na próxima reunião do CONSUNI. Este percentual de reajuste será aplicado na folha do mês de abril.