Por Claus Jensen, com fotos de Emil Chartouni
Em 26 de março, é celebrado em todo mundo o “Purple Day”, dia de conscientização sobre a Epilepsia, doença neurológica que atinge grande parte da população. Na manhã deste domingo (26), aconteceu em Blumenau a primeira caminhada Março Roxo, e as ruas centrais ficaram repletas de camisas e balões roxos.
A concentração foi em frente à Prefeitura de Blumenau e o início estava previsto para às 9h, com apoio da guarda de trânsito. O trajeto incluía as ruas Amadeu da Luz, Sete de Setembro, Alameda Rio Branco, com retorno ao ponto de partida pela XV de Novembro. Felizmente o tempo estava perfeito e a temperatura agradável.
Emil Chartouni é um dos organizadores do Março Roxo e tem uma filha que sofre com a epilepsia, por isso sente no dia a dia as dificuldades. Chartouni estimou que aproximadamente 300 pessoas participaram do evento, cujo principal objetivo através da conscientização é reduzir o preconceito, dando mais informações e derrubando os mitos sobre a doença.
“Nós só temos medo e preconceito daquilo que desconhecemos. Neste terceiro ano do Março Roxo, percebemos que cada vez mais pessoas nos ajudam e aderem ao movimento, muitas que possuem o distúrbio e juntam-se ao grupo. Empresas e entidades também tem sido fundamentais, um apoio que tem crescido a cada ano. Em 2017, houve um grande crescimento em relação aos outros anos, com sucesso em todos os eventos, tanto os de rua, quanto as palestras” finaliza Emil.
A programação começou no dia 1º de março com a iluminação da Prefeitura na cor roxa. No dia 3, foi realizada a pintura da ponte Comendador Souza e Silva (ao lado do Mausoléu); dia 11 teve aulão de zumba e tenda com informações no Parque Ramiro Ruediger; dia 18 pedágio da informação na sinaleira da Rua 7 de Setembro com a Alameda Rio Branco; finalizando hoje (26) com a caminhada.