Santa Catarina deverá promover o enoturismo no Reino Unido

Foto: Liane Galina/VBRATA

Um seminário sobre o turismo de vinícolas e degustação de vinhos em Santa Catarina deverá ser realizado no Reino Unido no primeiro trimestre de 2018. A articulação foi iniciada pelo secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, durante um evento de promoção turística realizado na Embaixada do Brasil em Londres nesta terça-feira (14/03/17).

 

Foto: Liane Galina/VBRATA

 

“O Reino Unido é uma grande vitrine mundial para vinho. Londres, há muitos séculos marcada pelo comercio internacional, é um local estratégico para a realização de um seminário sobre as potencialidades do turismo catarinense ligado ao vinho e a região serrana”, avalia Virmond, que observou que Santa Catarina ainda é estado desconhecido pelos britânicos.

De acordo com o secretário da SAI, algumas marcas de vinhos e espumantes catarinenses já estão sendo comercializadas no Reino Unido, tendo boa aceitação entre os consumidores locais. “Seria uma oportunidade única para o estado atrai muitos turistas britânicos e, ao mesmo tempo, abrir o mercado mundial para vinhos e espumantes produzidos em Santa Catarina”, conclui o secretário. A realização do seminário será discutida em uma reunião do secretário com o presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz.

Para a chefe do setor de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Londres, Liliam Chagas de Moura, Santa Catarina tem muito potencial para atrair turistas do Reino Unido. Um assunto que preocupa muito os britânicos que consultam a Embaixada, de acordo com Liliam, é a violência urbana e as diferenças culturais. Os indicadores de violência mais baixos e a cultura mais próxima da europeia na comparação com outros destinos turísticos no Brasil fazem com que o turismo para Santa Catarina seja mais atrativo para turistas britânicos.

O evento na Embaixada do Brasil em Londres foi organizado em parceria com o escritório brasileiro de turismo da EMBRATUR no Reino Unido e a Visit Brazil Travel Association (VBRATA) para 110 representantes de agências e operadores de turismo, companhias aéreas e imprensa especializada. O foco desta edição foi o turismo de aventura e o ecoturismo, seguimentos em que as opções em Santa Catarina também se destacam no cenário do turismo nacional.

Por Rafael Paulo, Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais