Na manhã desta quarta-feira (15/3/17), representantes da Cooperativa de Taxistas de Blumenau foram recebidos na Prefeitura pelo vice-prefeito Mário Hildebrandt. Na oportunidade, ele acolheu os relatos de dificuldades que os profissionais vêm enfrentando com serviços de transporte, que consideram não regulamentados, como o Uber. Os taxistas também chamaram atenção para a situação de motoristas avulsos que se utilizam plataformas online e exploram indevidamente o serviço.
A cooperativa informou ao vice-prefeito os relatos que recebeu de taxistas, que reclamaram de transporte de passageiros em número superior ao permitido e da disputa de espaços reservados a taxistas em saídas de eventos. O pedido foi por uma fiscalização maior por parte dos agentes do Seterb.
Hildebrandt citou as diversas conquistas que os taxistas de Blumenau tiveram no ano passado, como a regulamentação da atividade. “A administração tem feito seu papel, mas cabe aos taxistas também fazerem o seu, especialmente quanto ao registro de boletins de ocorrência quando houver violação dos seus direitos, para que os órgãos de fiscalização possam agir.”
Foi abordada ainda a necessidade de uma regulação da atividade desenvolvida pelo aplicativo, primeiramente por legislação federal, para que as cidades possam então ser autorizadas a fazê-la. O encontro teve a presença dos vereadores Luiz Eduardo Caminha e Marcelo Lanzarin e de representantes do Seterb e da Procuradoria do município.
Fonte: SECOM/Blumenau | Fotos: Eraldo Schnaider