Paradesporto Escolar é indicado em diversas categorias para Troféu Gustavo Kuerten

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

 

Por Aline Franzoi Santos Fleith [PMB]

O Paradesporto Escolar de Blumenau ganhou mais um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido com crianças e adolescentes com deficiência. Um professor e dois alunos do Programa estão entre os finalistas do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. Além deles, uma paratleta do Paradesporto Adulto e uma entidade parceira do Programa também foram selecionados.

O troféu será entregue em solenidade que será realizada na noite desta terça-feira, dia 14, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. A cerimônia deveria ter ocorrido em novembro do ano passado, mas foi adiada em função do acidente com a delegação da Chapecoense.

Henrique de Souza Bonin e Airton Arnoldo foram escolhidos pelos internautas para a categoria de Melhor Atleta Paradesportivo, enquanto que a paratleta Dayane Paes Muniz foi para a categoria feminina, por indicação do conselho. O professor Carlos Henrique de Oliveira foi também um dos mais votados para a categoria de Melhor Técnico do Paradesporto. Já a Associação do Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu) foi indicada pelo conselho estadual como Melhor Entidade Paradesportiva.

Para a diretora do Paradesporto, Giselle Margot Chirolli, o prêmio significa mais um atestado de qualidade para o trabalho realizado nos últimos anos em prol dos paratletas blumenauenses. “A Apesblu é parceira do Programa de Paradesporto Escolar de Blumenau, apoiando a única política pública voltada para o paradesporto escolar em todo o Estado de Santa Catarina. E a indicação dos atletas é o resultado disso”, ressalta.

O Programa Paradesporto em Blumenau

O programa é considerado o maior do Estado, com mais de 300 alunos inscritos e uma média de 450 atendimentos semanais em 58 polos descentralizados. São 26 professores e uma fisioterapeuta contratados pela Prefeitura Municipal, para atender em nove modalidades a alunos com qualquer tipo de deficiência e que vão desde a Educação Infantil, a partir de um ano de idade, até o alto rendimento.

O Prêmio

Fruto da iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com o Instituto Guga Kuerten, o prêmio referencia atletas, equipes, entidades, técnicos e árbitros que foram destaque a cada ano. Em cada categoria, são definidos cinco finalistas, sendo três escolhidos por votação na internet e dois por indicação do Conselho Estadual de Esporte.