Quem vai para a praia ou passear em áreas ao ar livre, está torcendo por sol e poucas nuvens como foi a previsão para este final de semana em Santa Catarina. Mas o meteorologista Marcelo Martins da Epagri/Ciram, alerta que isso fará com que o índice ultravioleta (IUV) chegue ao nível extremo (veja tabela abaixo). “É importante que as pessoas tomem cuidado, usem protetor solar, roupas que possuam proteção IUV, coberturas de cabeças, como por exemplo, bonés e viseiras, especialmente em crianças e idosos. Requer também muita hidratação”, explicou.
A radiação ultravioleta é uma parte da radiação solar que provoca desde o bronzeamento da pele até queimaduras e câncer de pele. O Índice Ultravioleta (IUV) mede a intensidade desta radiação e pode variar de zero a mais de dez. O mapa apresenta a previsão do IUV máximo (no horário do meio-dia solar) para 5 dias, obtida do modelo atmosférico global do CPTEC/INPE, considerando quantidade de ozônio, posição do sol, tipo de superfície, cobertura de nuvens e outros. Os valores de IUV são apresentados na tabela a seguir, com a categoria de risco associado e precauções necessárias.
Marcelo Martins informou que o mar segue sem alerta, a altura de ondas é baixa favorecendo a pesca (embarcada, arpão, costão, malhas, redes) e de esportes náuticos, além disso, a temperatura da água na superfície do mar deve seguir alta, em torno de 26°C a 28°C.
A figura da Temperatura da Superfície do Mar – TSM, disponibilizada pelo NCEP (National Center Environmental Prediction) / MMAB (Marine Modeling and Analysis Branch), é elaborada a partir de informações de satélite e dados obtidos de navios e bóias oceanográficas, interpolados em uma grade de 1/12 grau.
As cores em tons azul e lilás representam temperaturas mais frias e as cores em tons amarelo e vermelho, temperaturas mais quentes. Essas informações são atualizadas diariamente, às 12Z (horário de Greenwich), que corresponde às 9:00h (hora local, desconsiderando horário de verão).
Fonte: Epagri/Ciram