Um temporal na tarde desta terça-feira (27/12/16), causou enormes prejuízos na região do Médio Vale do Itajaí, principalmente nas cidades de Ascurra e Rodeio. Imóveis foram destelhados, árvores chegaram a ficar curvadas, placas arrancadas e paredes de uma empresa caíram.
Às 17h20min, o Epagri/Ciram previu que os ventos poderiam a chegar entre 60 e 80 km/h no Vale do Itajaí. Ainda não temos informações completas sobre o número de desabrigados, nem uma estimativa de prejuízo. A velocidade do vento oficial também não foi ainda informada. Equipes da defesa civil, bombeiros e da Celesc trabalham para atender as vítimas e restabelecer a energia elétrica nas regiões atingidas.
Árvores derrubaram a fiação elétrica, que por sua vez caiu na pista da BR-470, no Km 86, entre os municípios de Ascurra e Rodeio. O trânsito ficou em meia pista.
Na nossa vizinha Gaspar, o vendaval também causou prejuízos, principalmente nos bairros Bateias e Barracão, onde atingiu casas e galpões. Em Blumenau não tivemos informações sobre danos causados por ventos fortes ou chuva.
Rodeio foi sem dúvida a cidade mais atingida, onde o prejuízo era visível nas lojas e construções. Confira as fotos compartilhadas em vários grupos de WhatsApp, boa parte de Sonia Dias: