Moradores de condomínios populares participam de roteiro cultural alternativo

 

Por Sérgio Antonello (PMB)

A Fundação Cultural de Blumenau desenvolve há três anos um projeto de leitura de base social destinado aos moradores dos condomínios Minha Casa Minha Vida. A iniciativa prevê o deslocamento da estrutura cultural, um trailer plotado pelo artista e grafiteiro Alexandre Chamba, que leva quinzenalmente livros para empréstimo aos moradores e também sessões de contação de história.

A ideia é investir na formação leitora desses moradores, além de descentralizar as atividades comuns nos espaços formais, como escolas e bibliotecas. Para valorizar os leitores que mais se destacaram, oito moradores do Condomínio Nova Casa, da Itoupava Central, participaram no dia 7 de dezembro de um passeio cultural por diversos pontos da cidade.

O roteiro contemplou o Museu da Escola Número 1, o Parque São Francisco, o Museu de Hábitos e Costumes, a Fundação Cultural, o Museu da Família Colonial e o Restaurante Cheff Manu, que é apoiador do projeto e admirador desta iniciativa. “Eles acolheram os leitores e ofereceram almoço para todos”, comentou a professora Patricia Constâncio, coordenadora do projeto. “Além da integração entre os leitores, o ponto alto da proposta é favorecer o acesso de todos à cultura. Um ganho para os leitores e para a cultura da cidade”.