Durante reunião do Grupo Executivo de Mercado e Preços da estatal realizada nesta segunda-feira (5/12/16), foi decidido que os preço dos dois principais combustíveis nas refinarias, iria aumentar a partir de hoje (6). Na gasolina o aumento foi de 8% e no óleo diesel, ainda mais, 9,5%. Como todo o transporte rodoviário do país, seja de cargas ou pessoas, utiliza o diesel, o aumento irá refletir em toda economia.
A decisão foi tomada com base na nova política de preços da empresa, que prevê pelo menos uma revisão a cada 30 dias. De acordo com a Petrobras, influenciou diretamente o aumento observado nos preços do petróleo e derivados, além a desvalorização da taxa de câmbio. O interessante é que quando o dolar baixa ou o preço do barril de petróleo no mercado, externo, nunca reflete nas distribuidoras.
Segundo a Petrobras, caso o reajuste nas refinarias seja repassado integralmente ao consumidor, o preço da gasolina nas bombas deve aumentar 3,4% ou R$ 0,12 por litro, em média. Já no diesel, o aumento do preço final pode chegar a 5,5%, ou 0,17% por litro.
Por enquanto não foi informado nenhum aumento no álcool, que não depende do petróleo e sim do plantio da cana. Se a produção é menor, seja por vários fatores, o valor aumenta.