Por Juliana Damian Silva (PMB), com fotos de Marlise Cardoso Jensen
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (5/12/16), no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, o prefeito Napoleão Bernardes anunciou para ainda este ano o lançamento do edital para nova concessão do transporte coletivo urbano do município. A expectativa da administração municipal é encaminhar o edital para publicação antes do início das férias coletivas dos servidores, ou seja, até o dia 16 de dezembro.
Na última quinta-feira, dia 1º, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) publicou a decisão do pedido de reconsideração da Prefeitura de Blumenau referente há algumas recomendações propostas pelo órgão estadual. Dessa forma, durante os próximos dias, a Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo, responsável pela elaboração do edital, trabalhará nos últimos ajustes do documento para o lançamento.
Na nova licitação, o sistema de transporte coletivo iniciará com 246 ônibus, sendo 40% da frota composta por veículos 0 km e os veículos que iniciarem a operação na condição de usados deverão ser substituídos no prazo máximo de três anos, contados na data do início da operação, na razão de, no mínimo, um terço por ano.
Além disso, todos os veículos estarão em conformidade com as exigências de acessibilidade universal. A frota também deverá ser monitorada por GPS, permitindo a fiscalização ininterrupta e imediata quanto ao cumprimento das viagens, horários e itinerários programados, bem como ter acesso gratuito à internet via wi-fi e tomadas para carregar dispositivos eletrônicos portáteis.