Trabalhos para recuperação após os ventos e chuvas continuam no Estado nesta segunda-feira

vendaval-sc_4-12-16_01
Foto: Corpo de Bombeiros

 

Os trabalhos para recuperar as áreas atingidas pelo vendaval e pela chuva que atingiram a região litorânea na madrugada de domingo, seguem nesta segunda-feira (5/12/16). Estão mobilizadas equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Celesc, Floram (Florianópolis) e Comcap. Os ventos chegaram a 115km/h em Florianópolis. As equipes atuam nos trabalhos de recomposição do sistema de energia elétrica, auxílio aos locais atingidos pelas quedas de árvores, postes, deslizamentos e destelhamento de residências.

Foram registrados estragos no sistema elétrico das regiões de Tubarão, Grande Florianópolis e Itajaí, que deixaram 260 mil unidades consumidoras sem energia elétrica por conta de postes derrubados, cabos partidos e transformadores queimados. Na manhã desta segunda-feira, 45 equipes da Celesc, o que representa 160 profissionais estão trabalhando em campo ininterruptamente para o reestabelecimento do sistema em menor tempo possível. Na manhã de hoje, ainda estavam sem luz no Estado 38 mil unidades consumidoras.

 

Foto: Ronaldo Michels/Polícia Militar

 

“Os bairros do Sul da Ilha demandam os maiores esforços para recuperação do sistema elétrico. O fornecimento de energia deve ser normalizado até a tarde desta terça-feira em todas as regiões. A Celesc recomenda aos usuários que não realizem serviços de recuperação por conta própria e não encostem nos postes e fios caídos para evitar acidentes”, explicou o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

A Defesa Civil estadual informou que 200 residências foram atingidas, cerca de 650 pessoas foram afetadas. “Uma Sala de Situação foi criada no 1º BBM envolvendo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar Ambiental e Defesas Civis estadual e municipal. Queremos recuperar os cenários atingidos o mais breve possível”, disse o gerente de Operações e Assistência Humanitária da Defesa Civil, Alessandro de Sampaio.

Fim de semana de vendaval em Santa Catarina

A formação e o deslocamento de um intenso sistema de baixa pressão/cavado em médios e altos níveis da atmosfera entre o último sábado, 3, e o domingo, 4, por Santa Catarina, resultou em muita instabilidade no Estado. A chuva foi de intensidade moderada a forte especialmente entre a tarde de sábado e o início da manhã de domingo.

A climatologia do Litoral varia entre 140 a 180 mm no mês de dezembro. A chuva acumulada em menos de um dia, foi a esperada para todo o mês, resultando em alagamentos, deslizamentos e cheia súbita dos rios das bacias próximos ao Litoral catarinense.

O sistema de baixa pressão também resultou em fortes rajadas de vento, que passaram de 100 km/h por alguns momentos em Imbituba, no Litoral Sul de SC. No Bairro Itacorubi, em Florianópolis, o vento foi de 89 km/h, mas no aeroporto Hercílio Luz, as rajadas atingiram 115,2km/h, às 4h da madrugada de domingo.

“Tudo já estabilizou, foi para o oceano. Temos uma massa de ar mais seco sob o Sul do Brasil. O tempo será mais firme nesses próximos dois dias. Na quarta-feira, 7, volta a chover em Santa Catarina. Devemos ter um período de muita chuva até o final de semana”, informou o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

 

Recomendações da Defesa Civil SC

Mar agitado: há risco para navegação e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Fonte: Defesa Civil SC.