Fotos: Ana Karoline Lottin
A 27ª edição da Feirinha da Servidão Wollstein comemora os três anos do evento e traz novidades, como a otimização de espaços e mais feirantes, chegando aos 130 expositores na última edição de 2016, que acontece no segundo domingo de dezembro, dia 11, entre 10h e 19h, nas ruas Mal. Floriano Peixoto (entre a rua 7 de Setembro e a XV de Novembro) e Curt Hering (entre a rua Caetano Deeke e a Mal. Floriano Peixoto). Além dos feirantes de artesanato, gastronomia, vestuário e vinis, shows, intervenções artísticas e exposições fazem parte da programação gratuita.
Acontecendo mensalmente desde dezembro de 2013 (exceto nos domingos de chuva), a Feirinha, como é carinhosamente conhecida, vem se tornando parte da cidade. Ocupando a rua de maneira consciente e construtiva, a ação vem se fortalecendo em parceria com a Rota de Lazer, hoje lei, que vem fomentando a circulação de pessoas pelo centro da cidade aos domingos.
“A necessidade é clara de que o centro precisa ser tomado pelas pessoas. As pessoas sentem isso e, além de oferecer o espaço, é preciso pensar em uma programação que atraia e tenha conteúdo, sendo uma fonte de diversão e, também, de construção”, afirma Diego Lottin, um dos organizadores. Em dezembro, o horário da Feirinha coincide com o horário diferenciado de Natal do comércio, fomentando ainda mais a circulação de pessoas pela região.
Sofá na Rua
Projeto aprovado no Fundo Municipal de Apoio a Cultura, o Sofá na Rua chega a sua última edição com patrocínio público. Movimentando quatro shows desde julho, a sexta edição traz Fernando Lobo (Curitiba), Atmos (Blumenau), Noahs (Florianópolis) e Cidadão do Mundo (Blumenau). Fomentando a produção da música autoral, o Sofá é uma ação que vem sendo realizada em várias cidades, entre elas Rio do Sul, Pelotas e São Paulo.
Musicalizando com Sucata
Ensinar música utilizando o que até então era lixo. Esse é o projeto Musicalizando com Sucata, que há cerca de duas décadas espalha música através de materiais reciclados, interagindo e divertindo crianças e adultos durante todo o dia.
Mães da Terra
A feira Mães da Terra integra-se à Feirinha da Servidão no mês de dezembro. Mães que deixaram o trabalho tradicional para dedicar-se a um empreendimento conciliando a convivência com os filhos se organizaram para fomentar a prática. Dessa vez, cerca de 20 mães expõem seus trabalhos, além de pensarem uma programação especial para as crianças.
O lendário artistas plástico Telomar Florêncio traz pra rua diversas obras em sua primeira exposição na Feirinha. No espaço reservado aos artistas, Jean Errado mantém a tradição de expor seus trabalhos e de pintar ao vivo durante o evento, resultando em belos quadros.
Idealizada em 2011, a Microponto Produções vem passando por metamorfoses constantes sem deixar de lado um ideal: a desenvolvimento do mercado da cultura. Trabalhando da elaboração do projeto à produção e comunicação de ações culturais, a produtora acredita que a integração e conexão dos integrantes da cadeia produtiva cultural é primordial para a sustentabilidade desse mercado.
Data e horário: domingo (11/12) – 10h às 19h
Local: ruas Mal. Floriano Peixoto e parte da Curt Hering