Estudo investiga como redes afetam crescimento internacional

redes-sociais_globo_d23-11-16

 

A mestranda Thaisa Carolina Zonta, do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB, defende sua dissertação, em inglês, nesta quinta-feira (24/11/16), a partir das 15 horas, na sala F-204.

“Institutions, Networks And The International Growth of Born Globals From Emerging Markets”, investigou como instituições e redes afetam o crescimento internacional das empresas Born Global de mercados emergentes. Baseado em uma revisão da literatura e pesquisa empírica, são estudadas as fases de crescimento internacionais de empresas Born Global de mercados emergentes e os fatores determinantes que influenciam o crescimento internacional das mesmas, também seus recursos, o papel das instituições de origem e de acolhimento e o papel das redes.

Esta pesquisa contribui, concentrando-se especialmente sobre as empresas Born Global de mercados emergentes no segmento de software. A revisão da literatura aborda temas como negócios internacionais, empresas Born Global, modelos de crescimento das empresas Born Global, instituições de mercados emergentes e as redes.

A pesquisa empírica deste estudo é alicerçada em um estudo de múltiplo caso de quatro empresas de software em mercados emergentes, sendo todas as empresas Born Global. Um quadro com base na extensa revisão da literatura foi sugerido para uma melhor compreensão.

Os resultados da pesquisa demonstraram que as empresas passaram por apenas duas fases principais de crescimento internacional e já estão bem posicionadas no mercado global, uma das empresas já nasceu global. Os fatores determinantes do crescimento internacional dessas empresas são a orientação do empreendedor, a visão e as experiências. Os outros fatores fundamentais são os recursos gerenciais e organizacionais, bem como as inovações, as quais estão sempre presentes neste tipo de negócio.

Além desses fatores, as empresas buscam por instituições estáveis que as apoiem, um caso percebeu preconceito por ser de um país emergente. No entanto, a maioria não enfrentou diferença por ser de um mercado emergente. Mesmo que estas empresas sejam de países com lacunas institucionais, ganharam confiança no mercado global com suas experiências, seus produtos/serviços de alta qualidade e por meio de suas redes. Além disto, com suas habilidades também superaram todas as diferenças culturais encontradas.

Todas as empresas acessaram redes desde o lançamento, as informais foram as mais utilizadas, ainda que, ambas formais e informais apresentam um papel relevante no caminho destas. Estas são empresas inovadoras que surgem e se internacionalizam rapidamente entregando seus produtos/serviços ao mercado global sem barreiras por meio de canais digitais.

 

São membros da Banca: Presidente – Prof. Dr. Mohamed Amal – FURB; Titulares – Profa. Dra. Marianne Hoeltgebaum – FURB; Prof. Dr. Antônio Luís Dib – UFRJ; Suplente – Prof. Dr. Gérson Tontini – FURB.

 

Por Michel Ivon Imme Sabbagh (FURB)