A Prefeitura de Blumenau informou em nota oficial, que foi notificada pelo Ministério Público sobre supostas irregularidades cometidas com o veículo oficial de uso exclusivo da Fundação do Meio Ambiente (FAEMA).
Diante dos fatos apresentados, o prefeito Napoleão Bernardes entendeu pela exoneração do então presidente do órgão, Fernando Leite, como a melhor alternativa a fim de prezar pela transparência nos processos que envolvem a administração pública.
A Prefeitura também disse, que todas as informações solicitadas pelo Ministério Público já teriam sido disponibilizadas; e que está à disposição da instituição para eventuais esclarecimentos, reiterando seu compromisso com a ética, transparência e zelo pelos bens públicos.
O conteúdo do pedido de informações do Ministério Público, é a respeito de uma viagem que Fernando Leite teria feito à serra gaúcha em maio (feriadão de Corpus Christi), onde utilizou uma camionete VW Amarok da FAEMA. Os fatos devem ser apurados através de uma sindicância interna aberta pela administração municipal.