Descoberta nova espécie de orquídea no Herbário da FURB

orquidea

 

Por Giovana Pietrzacka, da FURB

O Herbário da FURB, juntamente com o Inventário Florístico Florestal da Santa Catarina (IFFSC), tem se tornado cada vez mais uma referência para estudos botânicos tanto no Estado quanto no Brasil. Prova disso é a recente descoberta feita pelo Dr. Edlley M. Pessoa. Em seus estudos de tese, ao avaliar coletas que estavam no Herbário da FURB, percebeu que uma orquídea era uma espécie nova.

Ao estudá-la deu o nome de Campylocentrum schlechterianum. A espécie está descrita na revista internacional Phytotaxa. O nome da espécie é uma homenagem a Rudolf Schlechter, um botânico alemão, que descreveu várias espécies do gênero Campylocentrum, no começo do século XX.

A coleta é de Juliane Schmitt e colaboradores (número 1020), e está tombada no herbário FURB, e pode ser consultada clicando aqui. Foi feita em São Martinho, Chicão, 526 m a.s.l., no dia 26 de janeiro de 2010.

É importante ressaltar que durante o ano de 2010, a equipe do IFFSC estudou os epífitos de Santa Catarina, realizando inúmeras coletas. Outra espécie (Vriesea rubens), já havia sido descrita com base em uma coleta na cidade de Orleans (SC). Desse levantamento foi publicado o Guia de Campo de Epífitos de Santa Catarina (Volume 6).

“Essa nova espécie mostra que mesmo em Santa Catarina, onde vários estudos botânicos já foram efetuados, novas espécies continuam sendo descobertas, indicando que as coletas continuam sendo necessárias. Além disso, mostra a importância do Herbário FURB para armazenar a biodiversidade de SC, e do IFFSC como promotor dos estudos da biodiversidade”, comentou o professor Dr. André Luís de Gasper, curador do Herbário Dr. Roberto Miguel Klein.