Por Claus Jensen
Em um encontro realizado pela Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí (ASSIMVI), o prefeito Napoleão Bernardes foi questionado em conversa com jornalistas, sobre sua intenção de no futuro ser governador. O evento aconteceu a partir das 8h no Offcina Café Coworking, próximo da empresa Cremer, no bairro Itoupava Seca.
Napoleão fez questão de frisar que até 2018 não há nada definido, mas que todo profissional almeja crescer em sua carreira. Disse que na corrida à prefeitura em 2012, quando estava em terceiro lugar nas pesquisas, achava que esses dados não eram condizentes com o que sentia nas ruas. Acreditava que depois das eleições, voltaria à vida acadêmica. Resultado: foi eleito com cerca de 70% das intenções de voto.
O prefeito lembrou que para ser um candidato a governador, primeiro teriam que ter a favor do seu nome todas as principais lideranças tanto do partido, como de possíveis aliados no estado. Mas também frisou a importância de nomes locais na esfera estadual e tomou como exemplo o ex-prefeito João Paulo Kleinubing. Apesar de toda a importância de um cargo como Deputado Federal, talvez como Secretário Estadual da Saúde, Kleinubing tenha trazido muito mais benefícios para nossa região do que se estivesse em Brasília. Não deixa de ter razão.
Sem responder um sim ou não, lembrou de como seria essencial para Blumenau e região, se um político local assumisse o cargo máximo do governo estadual. Destacou o crescimento e a atenção que receberam cidades como Lages (Raimundo Colombo) e Joinville (Luiz Henrique da Silveira).
Em determinado ponto da conversa, perguntei se caso todas as condições fossem favoráveis, ele aceitaria ser candidato a governador. Todos os presentes manifestaram que seria lógico ele aceitar. Deu para sentir no ar um “Quem sabe, aí sim!”, principalmente quando deixou escapar que também era um sonho.
Napoleão considera o fato de ter sido prefeito por duas vezes de Blumenau uma grande conquista em sua vida. Disse que tem saudade de sua vida acadêmica, como professor de direito do curso da FURB.
Convenhamos leitor, pensando em Blumenau, não seria tão ruim assim termos um blumenauense que viveu e construiu sua carreira política na cidade, sentando no cargo público mais importante do Estado. Jovem, com muito caminho pela frente, é inegável que Napoleão vive um momento político perfeito para grandes vôos. Se não for ele, mas a sociedade organizada da região deveria se mobilizar para um candidato local.
O Pauta Café da ASSIMVI, convida uma personalidade para um bate papo informal. A entidade que reúne profissionais da imprensa é presidida pelo jornalista Fabrício Wolf. No encontro estiveram presentes profissionais da RIC Record TV, RBS Santa, rádios Clube de Blumenau / Nereu Ramos / FM 90, TV Galega, assessores de imprensa, OBlumenauense, Notícias Vale do Itajaí, Informe Blumenau, além de outros.
Próximas fotos: Fabrício Wolf
Próximas fotos: Adriano Lins