Estão sendo realizados os serviços de pavimentação asfáltica do primeiro trecho das obras de prolongamento da Rua Humberto de Campos, no bairro Velha. Por enquanto eles se concentram entre o início do prolongamento, na Rua Marechal Deodoro, até a ponte sobre o ribeirão da Velha.
As imagens foram registradas na manhã desta segunda-feira (24/10/16). A entrega do primeiro trecho das obras estava prevista para o fim do primeiro semestre de 2016. Mas levando em conta todas as dificuldades que o país passa, com falta de verbas em todas as áreas, as obras continuam avançando com 40% concluídos.
Foi executada a aplicação de 450 toneladas de camada asfáltica ao longo de duas pistas, totalizando 22 metros de largura e 170 metros de extensão. A previsão é que pavimentação desta primeira etapa, com cerca de 800 metros entre as ruas Marechal Deodoro e Antônio Hafner, seja concluída até a o fim do ano.
Entre as execuções cumpridas, está concluído o viaduto da Rua Gustavo Budag, com 13 metros de extensão, e outras duas estruturas similares, situadas na Rua Joaquim Nabuco e na Via Projetada 81. A construção de uma ponte de concreto sobre o Ribeirão da Velha, com extensão de 60 metros, também está pronta.
Ao todo, o empreendimento compreende a ampliação de dois quilômetros da Rua Humberto de Campos, estendendo o traçado da via até a confluência das ruas Tóquio e Joaquim Nabuco com a Rua General Osório. A passagem terá 30 metros de largura, com faixas para veículos e pista exclusiva para o transporte coletivo, além de canteiros centrais, passeios para pedestres e ciclovia, entre outras estruturas de acesso.
Estratégico para a mobilidade urbana da região, o prolongamento conta com R$ 40 milhões em recursos financiados pela Prefeitura de Blumenau junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também estão sendo investidos mais de R$ 30 milhões em desapropriações, por meio de convênios em parceria com o governo estadual.
Fotos: Soni Robinson Witte
Fotos: Secretaria de Obras