Texto: Camile Magalhães
POMERODE (SC) – A chuva não deu trégua. Mesmo assim, o fim de semana foi mais uma vez de movimentação intensa no Centro Cultural em Pomerode, palco da 7ª Osterfest. A Festa de Páscoa, que regata as tradições dos colonizadores, já bateu recorde de público. Cerca de 95 mil pessoas passaram pelo evento desde o dia 5 de março, aproveitando uma intensa programação para toda a família.
Esta semana – de quinta-feira (2/4) a domingo (5/4) – será a última chance para moradores e turistas conferirem o que está atraindo tanta gente para a Osterfest. A maior Osterbaum (Árvore de Páscoa) do mundo, com 82 mil casquinhas, continua a encantar. Mas, além das oficinas para adultos e crianças e o Ostermarkt (feira de artesanato), a última semana da festa deve ser marcada por uma intensa programação, que pode ser conferida no site www.avipomerode.com.br.
Premiação do concurso de casquinhas
Na quinta-feira (2/3), às 10h30min, na sala de cinema do Centro Cultural, serão premiados os vencedores do concurso de casquinhas. A disputa reuniu centenas de alunos de toda a rede pública e particular de ensino de Pomerode. De todas, 296 casquinhas foram selecionadas para a parte final do concurso. Serão premiados os três primeiros lugares nas categorias educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio e educação especial.
“O concurso tem contribuído de forma significativa para a manutenção das tradições pascais em nosso município, resgatando atividades e valores trazidos pelos imigrantes, além de oportunizar às crianças vivenciem um momento prazeroso, entrando no clima de Páscoa no qual toda a cidade já está envolvida. A atividade desenvolve ainda a criatividade, o senso artístico e religioso dos significados do ovo e de outros símbolos da Páscoa”, ressalta a secretária de Educação e Formação Empreendedora, Joana Wachholz. Os vencedores receberão um ovo pintado pela artística plástica Silvana Pujol, um brinquedo da Calesita, um brinde da Vila Encantada e chocolates Nugali.
No sábado (4/5), a Miss Pomerode, Bianca Andreon, e a Miss Mirim Turismo Santa Catarina, Gabriella Velasco, estarão presentes na Festa de Páscoa. Elas chegarão à Osterfest de charrete para tirar fotos com o público e participar das oficinas.
Tradições
As tradições podem ser vistas também nas casas de muitas famílias da cidade. Como na Pousada Mundo Antigo, do seu Adolar Fischer. Animais, como coelhos e cavalos, estão pintados com tintas especiais para o período de Páscoa. O empresário também mantém costumes como a Osterwasser, água de Páscoa. “No domingo, sem falar e em jejum pegamos água em uma fonte. Guardamos em garrafas e ela é usada durante todo o ano para cuidar da saúde da família”, conta Adolar.
Outra tradição que chama a atenção neste fim de semana, véspera da Páscoa, é a Osterstüppen. A serenata, feita por grupos de amigos, é realizada na madrugada de sábado para domingo, passando de casa em casa para demonstrar a alegria pela ressurreição de Jesus. No sábado (4/4), a partir das 20h serão realizadas encenações do Osterstüppen e também a Osterfeuer (Fogueira de Páscoa) no Mundo Antigo. Em seguida será servido um jantar por adesão.
Programação religiosa
A programação religiosa também será intensa durante toda a semana. “São cultos e missas em diversas comunidades da nossa cidade”, diz o presidente da Avip, Deoclides Crispim Correa Filho. No domingo (5/4), às 15h, será realizada uma apresentação musical de Páscoa do grupo de jovens do Ministério de Louvor Nova Vida, em frente ao Teatro Municipal.