Nesta semana o tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo foi apresentado como novo comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), em Blumenau. A solenidade aconteceu na última quarta-feira (19/04/23) com a presença do Comandante-Geral da corporação no estado, coronel Fabiano de Souza, da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, bem como de bombeiros e policiais militares, bombeiros comunitários, familiares e autoridades locais.
O tenente-coronel Diogo afirmou que pretende continuar o legado do 3º BBM como uma unidade referência no estado de Santa Catarina. “Desejo potencializar o serviço operacional, com investimentos em novas viaturas e equipamentos e, também, aperfeiçoar o efetivo, para melhor servir a nossa população”.
Natural de Tubarão, ele tem 42 anos e possui ensino superior em fisioterapia e em tecnologia em gestão de emergências, além de pós-graduação em gestão pública e em administração em segurança pública. Durante seus 19 anos de serviço público, comandou os quartéis de Laguna e Braço do Norte e construiu a maior parte de sua carreira no município de Tubarão, onde atuou como chefe da Seção de Atividades Técnicas, subcomandante e comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar.
Entre diversas especializações de cunho operacional, o oficial destaca-se por sua atuação na área de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas, da qual é instrutor titular do curso e presidente da coordenadoria estadual, órgão responsável por orientar e regular as ações desempenhadas por bombeiros militares em ocorrências de desastres de natureza hídrica.
Tenente-coronel Jorge Artur Cameu
Depois de 26 meses como comandante em Blumenau, o tenente-coronel Jorge Artur Cameu Junior, foi para Balneário Camboriú, onde assumiu o comando da 1ª Região de Bombeiros Militar. Em sua despedida, reforçou os bons relacionamentos construídos durante sua passagem pelo batalhão.
“O povo do Vale do Itajaí é muito especial. As autoridades sempre muito parceiras e atenciosas em relação às nossas demandas, o empresariado consciente de suas responsabilidades e compreensível em relação às nossas exigências, a comunidade extremamente organizada e resiliente. Isso sem falar da tropa do 3º BBM, extremamente técnica, disciplinada, se destacando pela excelência, cuidado com os mínimos detalhes e pelo atendimento humanizado. Sentirei muita falta desse convívio diário com pessoas tão acolhedoras”, destacou o oficial.