Sucesso de público, com 634.704 pessoas, a 37ª Oktoberfest também registra o maior superávit da história do evento, com R$ 7,5 milhões. Esse resultado é 50,47% superior a última edição, em 2019, que teve R$ 5 milhões. Os dados financeiros, pesquisa e balanço socioambiental foram apresentados na manhã desta segunda-feira (12/12/22), em coletiva de imprensa no Setor 1 do Parque Vila Germânica.
A 37ª da Oktoberfest Blumenau superou as expectativas e os números apresentados reforçam isso. O consumo de alimentação nesta edição foi de 562.603 itens, número 8,8% superior ao de 2019, quando foram consumidos 516.704 produtos de gastronomia. Com relação ao consumo de chope foram 683.300 litros de chope aproximadamente, incluindo as vendas para o público, camarotes e restaurantes da Vila Germânica. Em 2019, foram 608.068 litros da bebida. Nota-se um aumento de 12.37% em relação à última edição.
A festa gerou uma receita de R$21.763.506,12, que engloba venda de ingressos, comissão de venda, permissão de uso e patrocínios. O ticket médio do evento por visitante foi de R$ 73,64, um aumento de 36%, se comparado ao da edição anterior que cada visitante gastou uma média de R$ 54,13.
Os turistas e blumenauenses que estiveram na Oktoberfest fizeram desta uma edição histórica, afirma o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. “Não estamos falando somente do público e dos resultados financeiros, mas também da qualidade do evento, que teve destaque na segurança com a redução de ocorrências e também trouxe a sustentabilidade como novidade”, aponta.
A 37ª Oktoberfest Blumenau foi muito além da tradição e da cultura germânica. A maior festa alemã das Américas também se destacou pelas ações de sustentabilidade e compensação ambiental.Uma das missões do projeto sustentabilidade foi o início da compensação de 30% das quase 2 mil toneladas de CO2 gerados na edição de 2019. Além do compromisso com o plantio das árvores, com a recuperação de uma área de 100.000 m², a organização da 37ª Oktoberfest Blumenau recolheu 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizou 100% do lixo gerado na festa.
A Oktoberfest é um evento tradicional, de grande porte e que possui a cultura germânica do povo blumenauense, falar sobre sustentabilidade é uma responsabilidade enorme e é tratada de forma séria por todos, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.“Adotamos conceitos internacionais de Sustentabilidade. Os contratos do evento passaram por processo licitatório ou credenciamento e durante o evento, todos os contratos foram fiscalizados por equipe técnica, denotando o compromisso com a transparência também”, completa.
Durante os 19 dias de festa foram recolhidos 140,71 toneladas de resíduos (78,75 t de orgânico e 61,96 t de reciclável), além da coleta de 2.920 litros de óleo das cozinhas do evento. “Essa com toda certeza foi a maior ação ambiental em eventos de Santa Catarina. Tivemos 100% dos resíduos da Oktoberfest 2022 reaproveitados para produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) e fizemos a destinação correto do óleo. Demonstramos que é possível, um evento do tamanho da Oktoberfest, também deixar um legado de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente para as futuras gerações”, finaliza.
Pesquisa
A organização da Oktoberfest Blumenau também divulgou os resultados da pesquisa de satisfação feita durante a festa. Segundo dados, 98,5% dos entrevistados atribuíram conceito bom e ótimo para o evento, que recebeu milhares de pessoas de 5 a 23 de outubro.
Destaque também para o perfil do público, que apontou superioridade de mulheres, com 67,8% segundo o levantamento, contra 32,2% de homens. Já a faixa etária predominante dos visitantes foi de 30 a 39 anos, com 30,9%, seguido de 40 a 49 e 25 a 29 anos, com 23,3% e 14%, respectivamente.
Casados e com união estável representaram mais da metade do público, de acordo com a pesquisa, com 57,6%, seguido de solteiros com 33,1%. Com relação ao perfil econômico dos visitantes, 28,2% era composto por pessoas com renda familiar entre R$2.501,00 a R$5.500,00, seguido de perto de público com renda entre R$5.501,00 a R$9.500,00, com 25,2% e, acima de R$9.501,00 de renda, que representa 20,3%.
Diferentemente do apontado pela pesquisa em 2019, onde o público predominante era de blumenauenses, com 51,2%, a 37ª Oktoberfest recebeu uma grande quantidade de turistas de acordo com o levantamento feito nos dias de evento. Os dados apontam que o público deste ano foi composto por 62,5% de turistas e 37,5% de moradores de Blumenau.
Ainda sobre os dados com relação aos turistas, 47,8% responderam estar em Blumenau pela primeira vez. E dos que já estiveram aqui, 26,6% vieram para a festa seis vezes ou mais, denotando a fidelidade dos visitantes que o evento recebe. “O levantamento ratifica o que ano a ano identificamos, pois quem já visitou a festa gosta e retorna e isso acaba atraindo novos públicos, que se encantam com nossa cultura e atrativos da Oktoberfest”, destaca o secretário e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
A pesquisa revelou uma avaliação muito positiva em aspectos fundamentais para a festa. A decoração recebeu conceito bom e ótimo para 95,7% dos entrevistados, o atendimento teve 95,4%, segurança 94,2%, limpeza 96,1%, banheiros 76% e tempo aguardando nas filas recebeu aprovação bom e ótimo de 80% dos visitantes.

Bebidas
A edição histórica da festa trouxe muitas novidades para o público, entre elas uma nova categoria de chope, a super especial, que se juntou ao popular pilsen e o especial. O chope tradicionalmente é uma das atrações principais da Oktoberfest e a variedade da bebida em 2022 não deixou a desejar. Ao todo foram 128 tipos de rótulos, 14 da cervejaria oficial e 114 das artesanais. Além da Spaten, que foi a cerveja oficial, mais 12 marcas da Ambev fizeram parte da festa.
A grande variedade e qualidade das bebidas tiveram reflexo na pesquisa, que apontou conceito bom e ótimo para 89,1% dos entrevistados no quesito variedade e 90,3% para a qualidade dos produtos. Além disso, 58,5% dos que responderam os questionamentos acharam o valor pago pelas bebidas justo.

Gastronomia e Ingressos
Assim como as bebidas, a gastronomia na Oktoberfest é sempre uma sensação para o público. Nessa edição foram mais de 150 pratos típicos alemães disponíveis, distribuídos em 17 pontos de vendas e todos seguiram o conceito Haus, assim como aconteceu em anos anteriores. A variedade recebeu avaliação bom e ótimo para 91,9% dos entrevistados e a qualidade dos produtos 90,2%.
Para 52,8% dos visitantes que vieram para a festa e conheceram a diversidade da gastronomia avaliaram como justo o preço aplicado. O mesmo se aplica para os valores dos ingressos, que foram justos para 54,2% dos entrevistados.
A Oktoberfest
A 37ª Oktoberfest Blumenau foi promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica e teve o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, através do programa de Incentivo à Cultura. A festa teve como cerveja oficial a Spaten e contou com o patrocínio de Bradesco, Tim, Unifique, Elo, Nacional Gás, Intelbras, Hering, Veolia, Stuttgart Porsche, Fort Atacadista, Hemmer, Ventisol, Koerich, Raízen, Perdigão, IPEL, Pompéia, Altenburg e Segala’s. A 37ª Oktoberfest Blumenau teve ainda o apoio da CVC Corp, Lufthansa e Karsten.